Câmara aprova MP que aumenta margem de consignado para servidores

marco, mei
Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

A margem de crédito passa para 45%, sendo que total, 5% serão destinados ao pagamento de despesas feitas pelo cartão de crédito consignado e outros 5% para o cartão consignado de benefício, produto antes disponível apenas a aposentados do INSS; a regra vale para militares, servidores públicos federais e pensionistas

Nesta semana, a Câmara dos Deputados aprovou a medida provisória que prevê aumento de 45% o valor máximo do crédito consignado permitido para servidores públicos federais. Dos 45% aprovados, 5% serão destinados ao pagamento de despesas feitas pelo cartão de crédito consignado e outros 5% para o cartão consignado de benefício, produto antes disponível apenas a aposentados do INSS. Antes, o limite era de 35%, sendo 30% para empréstimos com desconto em folha e 5% para o cartão de crédito. A regra vale para militares, servidores públicos federais e pensionistas.

O co-fundador da BX Blue, fintech de empréstimo consignado online, Gustavo Gorenstein acredita que essas mudanças já eram aguardadas pelo mercado diante do cenário político instável e alto endividamento das famílias brasileiras. “Com uma menor incidência de juros, o crédito consignado pode ser um aliado para o planejamento financeiro, permitindo que as pessoas consigam realizar projetos pessoais sem precisar comprometer o equilíbrio financeiro. Nossa expectativa é que de fato o Congresso aprove o aumento da margem consignável, uma vez que já o fez para aposentados e pensionistas do Regime Geral”, comenta Gorestein.

Agora, a medida provisória aprovada pelo relator Alberto Neto (PL-AM), deve passar ainda pela aprovação do Senado Federal, e ser aprovada por maioria simples de votos antes de se tornar lei.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?