Bienal do Rio celebra 40 anos com recorde: 5,5 Milhões de Livros Vendidos

Rio de Janeiro (RJ), 10/09/2023 – Público durante o último dia da 20ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no Riocentro, na Barra da Tijuca, zona oeste da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A 40ª edição da Bienal do Rio de Janeiro bateu recordes impressionantes, atraindo mais de 600 mil visitantes ao Riocentro, na Barra da Tijuca, zona oeste da capital fluminense. A grande notícia foi a venda de 5,5 milhões de livros, superando com folga as edições anteriores, quando o total chegou a 4 milhões em 2019 e 2,5 milhões em 2021, em função da pandemia de COVID-19.

A média de livros comprados por visitante aumentou significativamente, indo além da média anterior de seis livros por pessoa, atingindo impressionantes nove livros por visitante.

A diretora da GL events, Tatiana Zaccaro, responsável pela organização da feira, enfatizou a importância desse feito, destacando que a Bienal do Rio se consolidou como o maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país. Ela afirmou: “A Bienal é um patrimônio do Rio de Janeiro.”

O presidente do Sindicato Nacional de Editores de Livros (Snel), Dante Cid, também elogiou o evento por sua diversidade e inclusão, reunindo representantes de toda a sociedade brasileira.

Além disso, a Bienal do Rio teve um impacto positivo no estímulo à leitura, não apenas entre crianças, mas também entre os jovens. Mais de 100 mil crianças de escolas da rede pública visitaram o evento, muitas delas adquirindo um livro pela primeira vez, graças aos cartões distribuídos com essa finalidade pelas secretarias municipal e estadual de Educação.

Ao longo de dez dias, o evento movimentou as ruas com entusiasmo, proporcionando encontros com autores favoritos e levando os visitantes a saírem da feira com sacolas repletas de livros. Com mais de 497 editoras, selos e distribuidoras, e uma grande variedade de títulos, o tíquete médio de gastos com livros ficou em torno de R$ 200.

Zaccaro ressaltou o papel fundamental do livro como ponto de partida ou chegada, conectando-se a diversas formas de mídia, como séries, filmes, games e música. Isso garante que as histórias presentes nos livros possam atrair um público diversificado e formar novos leitores.

Com uma área ocupada de 90 mil metros quadrados, 10% maior que na edição de 2019, a Bienal 2023 contou com a participação de mais de 380 autores em sua programação oficial, tornando-se um marco cultural e literário no Brasil.

A edição comemorativa de 40 anos da Bienal também trouxe várias novidades, como o universo lúdico chamado “Uma Grande Aventura Leitora”, celebrando os 60 anos da personagem Mônica, do escritor e ilustrador Maurício de Sousa. Outro destaque foi o “Baile de Máscaras da Julia Quinn”, que transportou os visitantes para uma festa de época inspirada na famosa série “Os Bridgertons”.

A Bienal também apresentou espaços inovadores, como “Páginas na Tela” e “Páginas no Palco”, que uniram livro, audiovisual e teatro. Além disso, os fãs de quadrinhos tiveram a oportunidade de conhecer quadrinistas independentes de todo o Brasil no espaço “Artists Alley”. O evento também sediou o “Rio International Publishers Summit”, promovido pelo Snel, discutindo temas cruciais para o mercado editorial, como a transformação tecnológica e o direito autoral.

* Com informações da Agência Brasil

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