A chegada do 13º salário deve injetar R$ 250 bilhões na economia nacional e a expectativa é um aumento de 30% no fluxo de consumidores nos shoppings centers
Fim de ano representa também a chegada do décimo terceiro salário e os planos acabam se repetindo: é o momento de colocar as contas em dia ou de realizar sonhos. A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) realizou uma sondagem entre os associados e acredita que o fluxo de consumidores nos shoppings deverá crescer 30% nas próximas semanas.
Mesmo com a esperada injeção de R$ 250 bilhões na economia brasileira, a entidade afirma que ainda não há uma estimativa no crescimento de vendas motivado pela chegada do 13º salário e as festas de fim de ano.
O setor, segundo a Alshop, se mantém confiante, e acredita ter um movimento acima da média, isso se deve mesmo com a alta do dólar, da inflação e do endividamento das famílias.
“Mesmo diante de vários fatores, a expectativa dos lojistas associados é que uma parcela desse valor possa movimentar ainda mais as compras de final de ano, bem como a extensão de algumas promoções ainda dos resquícios da Black Friday, passando ainda pela Cyber Monday”, comenta Luis Augusto Ildefonso, diretor institucional da Alshop.
De acordo com os dados, parte do montante do 13° será usado para quitar dívidas para que os cidadãos possam voltar às compras, outra parcela será destinada ao comércio e outra parte será reservada para poupança. “Do outro lado do balcão o lojista se preocupa com o cenário político econômico para tomar suas decisões tendo em vista o próximo ano. A política econômica não está clara, enquanto o dólar mais alto e a perspectiva de aumento de gastos no novo governo deixa investidores apreensivos”, completa Ildefonso.
Cerca de 85,5 milhões de brasileiros serão beneficiados com esse rendimento adicional, dos quais 66,9% do total irão para os empregados formais, incluindo os empregados domésticos, e 33,1% serão pagos aos aposentados e pensionistas.
Regionalmente, a parcela mais representativa do décimo terceiro salário é destinado para a região sudeste, com 49%; a região sul tem 17% do total; a região nordeste tem 20,1%; já o centro-oeste fica com 9% e finalizando com a região norte fica com 4,9% do total do décimo terceiro pago.
Expectativa de Natal
De acordo com a sondagem feita com associados, a Alshop entende que os lojistas estão com uma boa expectativa, pois o Natal é uma data tradicional, onde a população não deixa de fazer compras. “Nas conversas que temos sempre se mostram otimistas para a data, pois se tem vários fatores que auxiliam os consumidores a irem às compras como a própria injeção do 13º salário e também as contratações temporárias, mas ainda é um pouco cedo para se ter números concretos”, finaliza Ildefonso.