Fim de ano: momento para bons negócios

negócios
Fim de ano revela uma oportunidade para pequenos, médios e grandes negócios. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Com o fim das medidas restritivas, empresas estão de olho nas oportunidades para aumentar as vendas do fim de ano

Uma época para animar os empreendedores, com o Brasil importando a tradição da Black Friday, consumidores se preparam para ir às compras e os negócios devem estar prontos para receber bem os clientes. 

Levantamento feito pelo Instituto Ipsos, encomendado pelo Google, revela que 71% dos brasileiros declararam que pretendem comprar nesta Black Friday. Crescimento de 29% em relação a 2021. Uma das razões é o aumento da confiança da classe C, cuja intenção de compra subiu para 32% em relação a 2021, enquanto na classe A e B o aumento foi de 23%.

Com isso é hora de grandes lojistas, e também, dos pequenos empreendedores aproveitarem o período para se preparar, fechar bons negócios, e aumentar os lucros. 

O especialista em empreendedorismo Paulo Junior, CEO da PJI Consulting, acredita que diversos segmentos como perfumaria, vestuário, alimentação, beleza e outros setores podem se beneficiar com a data. 

“O momento é oportuno para aumentar as vendas, mas é preciso se planejar, ofertas como a Black Friday não podem ser deixadas para análise em cima da data. Então, a ideia é aproveitar que o cliente estará mais propenso a comprar e colocar ações em prática”.

Confira as dicas do especialista para vender mais no período:

– Entenda o seu público. 

– Analise quais são as tendências do seu mercado.

– Avalie como está o seu estoque e se adeque com precisão para atender bem o seu cliente e não fazer compras desnecessárias. 

– Veja se é preciso melhorar a logística de entrega.

– Ofereça apenas o desconto que for possível para não perder o lucro.

– Utilize as redes sociais para divulgação.

– Invista em atendimento de excelência e com toque humanizado. 

– Se possível, encontre parceiros que possam se unir a você em pacotes e combos promocionais.

Além das dicas acima, Paulo Junior reforça ser válido analisar como foram as vendas na Black Friday anterior. “Se foram boas, como melhorar? Se não foram tão boas, como fazer diferente? É importante ressaltar também que o consumidor está cada vez mais exigente, muitos não estão atrás apenas de preço, buscam por bom atendimento e exclusividade. Além disso, fica o alerta para o empreendedor manter uma relação de transparência e respeito com seus clientes, afinal, os consumidores estão de olho e a pesquisa que faz parte da rotina, ficou muito mais fácil de ser realizada”. 

As compras da vez

Ainda de acordo com a pesquisa do Google, roupas e acessórios estão no topo da lista de desejos dos brasileiros, sendo a escolha de 47% dos entrevistados. Em terceiro lugar estão os calçados, com 38%; seguido pelos celulares com 36% e eletroportáteis com 33%. Parte dos brasileiros também deve aproveitar a data para antecipar livros e itens de papelaria – em 2022, a intenção de compra é de 43%.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?