
Mais de 300 mil aposentados e pensionistas do INSS já foram atendidos pelos Correios até esta terça-feira (3 de junho) para verificar possíveis descontos irregulares em seus benefícios. O serviço presencial, voltado especialmente para quem tem dificuldade em acessar a internet, começou na última sexta-feira e está disponível em agências selecionadas em todo o país.
Os beneficiários podem encontrar os postos de atendimento cadastrados nos sites do INSS e dos Correios ou por meio da Central 135. Até o último balanço, divulgado no sábado (31 de maio), quase 2,5 milhões de pessoas já haviam solicitado a restituição de valores por meio do aplicativo “Meu INSS” ou do telefone 135. Desse total, apenas 60 mil confirmaram a existência de descontos em seus contracheques.
Atualmente, 41 entidades associativas estão sendo contestadas por possíveis cobranças indevidas. Após a contestação, essas organizações têm 15 dias úteis para apresentar uma resposta.
Segurança e confidencialidade
A parceria entre INSS e Correios segue protocolos rígidos de proteção de dados, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O atendimento é realizado exclusivamente por funcionários treinados em unidades dos Correios, garantindo a segurança das informações dos beneficiários.
Nas agências, os aposentados e pensionistas podem:
-
Verificar se houve descontos em seus benefícios
-
Contestar cobranças não autorizadas
-
Confirmar descontos previamente autorizados
-
Acompanhar o resultado da contestação após 15 dias úteis
-
Analisar documentos enviados por associações
-
Receber um protocolo com orientações para continuar o processo via Central 135 ou aplicativo “Meu INSS”
Atenção a golpes
O INSS alerta que nenhum servidor da autarquia ou dos Correios está autorizado a fazer atendimento em residências. O serviço só é oferecido presencialmente nas agências credenciadas, além das plataformas digitais oficiais (aplicativo e site do INSS) e pelo telefone 135. A população deve ficar atenta a tentativas de fraude e buscar apenas os canais oficiais para regularizar sua situação.