fbpx

Agenda Araraquara debate “Futuro da Saúde”

 

O evento desta terça-feira (31) terá como tema “Futuro da Saúde”

A saúde e os desafios em torno dela ganharam mais relevância desde o início da pandemia. O tema é assunto da 6ª edição do evento Agenda Araraquara, que aborda o “Futuro da Saúde” dentro da perspectiva da necessidade de integração entre a saúde e o digital para alcançar melhorias. O evento acontece no dia 31 de agosto, às 10h30, com transmissão ao vivo pelo site agendaararaquara.com.

A palestra será ministrada pelo Dr. Cláudio Lottenberg, presidente do Instituto Coalizão Saúde e do conselho do Hospital Albert Einstein. Mestre e doutor em Oftalmologia pela Unifesp, Lottenberg é autor dos livros “A Revolução Digital na Saúde: Como a inteligência artificial e a internet das coisas tornam o cuidado mais humano, eficiente e sustentável”,”Saúde e cidadania – a tecnologia a serviço do paciente e não ao contrário” e “A saúde brasileira pode dar certo”.
O médico palestrante adianta que o futuro da saúde está ligado, cada vez mais, ao uso de ferramentas tecnológicas e que é preciso quebrar a barreira cultural em torno disso. “O mundo digital traz mais eficiência aos processos. O uso de dados é fundamental para aprimorar os atendimentos e estudos, um exemplo disso é a maior adesão à telemedicina, muito utilizada em outros países, mas que só cresceu no Brasil durante a pandemia. Isso mostra que a transformação digital ocorre quando a mentalidade muda e que é necessário entender que o digital veio para ficar”, afirma.
Para ele, a pandemia expôs a necessidade de investimento em pesquisas nacionais e redução de custos – que pode chegar a um terço -, e a fragilidade do mercado brasileiro em relação à dependência de insumos para vacinas. Lottenberg também afirma que agora é preciso repensar os processos e os recursos hospitalares, bem como redesenhar a arquitetura dos hospitais para atender às novas necessidades dos pacientes, uma amostra de como vai ser o Futuro da Saúde bem como os desafios do segmento. “A pandemia deixou alguns aprendizados e adiantou os desafios que teremos em relação ao futuro da saúde”.
Além disso, o médico também ressalta a importância das redes de comunicação. “A tecnologia, especialmente as redes de comunicação e a internet, ajudaram muito no tratamento e desenvolvimento de vacinas. Houve o compartilhamento rápido de informações e o trabalho em conjunto de organizações, algo que não foi possível nos anos 80 com a AIDS”.
Lottenberg aprofundará o tema “O Futuro da Saúde” dia 31/08, no Agenda Araraquara, evento acontece às 10h30, com transmissão ao vivo pelo site agendaararaquara.com. O Agenda é um ciclo de palestras e debates já tradicional no calendário de eventos do Estado de São Paulo. É uma realização da Oceano Azul Eventos, empresa do Grupo EP. O patrocínio oficial é da DESENVOLVE SP. O evento conta com apoio institucional da EPTV e apoio de mídia do G1 e do portal ACidade ON.

6º Agenda Araraquara

Data: 31/08
Horário: 10h30
Transmissão ao vivo pelo site http://www.agendaararaquara.com/
Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?