Na véspera de aniversário de 13 anos do Instituto Besc, a ministra Tereza Cristina aceitou o convite para presidir o PAINEL 2022
Na última terça-feira (1º) a presidente do Instituto Besc, Jussara Ribeiro e demais Conselheiros do instituto foram recebidos pela Ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Dias. O objetivo do encontro, foi convidar oficialmente a ministra para a presidência da oitava edição do PAINEL (Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística), que acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro em Brasília-DF.
Jussara destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no desenvolvimento econômico e social do país e parabenizou a ministra por sua gestão. Tereza Cristina destacou o trabalho que realizou à frente do MAPA na organização dos dados e informações.
“A amplitude dos trabalhos desenvolvidos pelo Ministério é enorme. Quando cheguei aqui, um setor não se comunicava com o outro. Por exemplo, o INMET ( Instituto Nacional de Meteorologia) que é um órgão do MAPA, tinha um trabalho muito isolado e distante de nós, agora ele está integrado com toda a nossa estrutura e foi fundamental para que a gente entregasse para o setor e para a sociedade o Observatório da Agropecuária Brasileira”. Destacou a ministra.
Durante a reunião, a ministra também explicou as particularidades e dificuldades inerentes aos diversos setores do agronegócio brasileiro, como a pecuária de corte, o setor do leite, e os variados plantios da agricultura. Tereza Cristina destacou ainda a organização do Setor de Algodão:
“O setor de algodão é muito organizado. Quando eles trazem um problema já vêm com uma solução pronta, e com antecedência. Eu falo com representantes dos outros setores: copiem o que a Abrapa faz.”
Na ocasião, Tereza Cristina recebeu o relatório da edição de 2021 do PAINEL e a revista do evento. Além de Jussara Ribeiro, estavam presentes na reunião, os Conselheiros Bárbara Câmara – Gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Ipiranga; Marcelo Perrupato – Consultor Sênior da Magna Participações Societárias; Urubatan Filho – Analista de Infraestrutura da Valec, Vice-Almirante Murillo de Moraes Rego Corrêa Barbosa – Diretor-presidente da ATP (Associação dos Terminais Portuários Privados); Rodrigo Vilaça – Diretor de Relações Institucionais da FGV Transportes e Carlos Cidade – Diretor institucional da JBS. Pelo MAPA, acompanhando a Ministra, participaram Cleber Soares -Secretario Adjunto de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação e Jean Taruhn – Assessor Especial para Mercados Estratégicos.
Sobre o Instituto Besc
O Instituto tem como propósito promover o estudo e o conhecimento de todos os núcleos do saber para uma vida sustentável no Planeta. Focado nos aspectos econômicos e humanos, o Instituto Besc reúne dirigentes, especialistas de organizações privadas, públicas e não-governamentais, estudantes e estudiosos de problemas nacionais e continentais. Juntos, eles discutem temas que beneficiam e interessam os brasileiros, buscando a integração de todas as regiões do Brasil para o bem-estar e a prosperidade de sua população.