Atitude antecede a campanha dezembro vermelho que alerta sobre a transmissão da Aids
No objetivo de iniciar os projetos, para a Semana Distrital de Prevenção às infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Unidade Básica de Saúde 4 de Planaltina iniciou, nesta segunda-feira (23), uma mobilização contra as endemias. No primeiro dia, foram feitos 48 testes rápido de HIV, sífilis, hepatite B e C. As testagens vão até esta quarta-feira (25).
Seguindo o protocolo das UBSs, Stenia Gomes, supervisora da UBS 4 de Planaltina explica que os postos acompanham os casos e que, quando há necessidade, encaminha os pacientes para atendimento em uma unidade especializada. “Nosso intuito é orientar a população quanto à prevenção, identificar casos e direcionar ao tratamento, que é oferecido aqui mesmo” adverte a supervisora.
A ação da unidade ocorre de 8h ao meio-dia, em parceria com o UniCEUB, com o apoio de um professor da instituição, alunos de enfermagem e um enfermeiro da UBS.
Serviço disponível no resto do ano
Todas as unidades básicas de saúde do Distrito Federal oferecem, durante todo o ano, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, tratamento e acompanhamento para pacientes com diagnóstico positivo. Além disso, o Núcleo de Testagem e Aconselhamento da Rodoviária do Plano Piloto também oferece a testagem.
A ação da UBS 4 de Planaltina é exclusiva para pacientes que residem na região de cobertura da unidade, que são os condomínios Estância Mestre D’Armas, Nova Planaltina, Residencial Sarandy, Recanto do Sossego, Chácara 7 Irmãos e Rural Shopping. Ao todo, a unidade possui oito equipes de Estratégia de Saúde da Família e atende a uma população estimada em 36 mil habitantes.