fbpx

80% da geração Z queriam o adiamento do Enem

geração Z

Pesquisa mostra que a maioria dos estudantes defendeu o adiamento das provas para evitar o contágio pelo coronavírus

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2020 que aconteceu neste mês, dividiu opiniões, pois muitos estudantes pediram pelo adiamento e como aponta a pesquisa realizada pela plataforma social Yubo: 80% dos jovens brasileiros da geração Z acreditam que o Enem deveria ter sido adiado novamente.

A Yubo conversou com 2.400 jovens da chamada Geração Z, que representa pessoas que nasceram entre 1995 e 2010. 

Outros dados interessantes da pesquisa: 53% considerou necessário adiar o Enem para “evitar o contágio pelo coronavírus”, enquanto 26% era a favor de uma nova data pois “não foi possível para estudar bem para a prova por conta do Ensino à Distância (EAD)” e 0,3% gostaria de um adiamento já que não se encontra em condição financeira de pagar o transporte até o local do exame.

A modalidade EAD, adotada por escolas privadas e públicas em todo país, foi reprovada pela maioria dos estudantes que participaram da pesquisa. Dos entrevistados, 89,5% estudam na rede pública de ensino. 

Cerca de 71% dos jovens considerou que o EAD impactou negativamente o processo de aprendizado, enquanto 17% disse não sentir diferença e 10% conseguiu aprofundar seus estudos com a nova modalidade de ensino. Com as aulas virtuais, 57,6% afirmou que usou as redes sociais para pesquisar conteúdos para complementar com o aprendizado em aula e 30% recorreu aos amigos através de mensagens e grupos de estudo.

O retorno às aulas presenciais ainda é uma incerteza. O Estado de São Paulo, por exemplo, já marcou e desmarcou a volta dos estudantes. A pesquisa da Yubo também questionou os jovens e 43% preferem as aulas presenciais, 25% optou pelo ensino misto, presencial e EAD. Já entre os familiares, 38% consideram perigoso a volta às escolas e 24% acreditam ser necessário.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?