fbpx

Voos nacionais e internacionais são cancelados com aumento de casos de covid-19 e gripe

voos
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Aumento nas dispensas médicas por covid-19 de pilotos e copilotos provocaram os cancelamentos

Por falta de tripulação, centenas de voos nacionais e internacionais estão sendo cancelados nos aeroportos. As companhias estão vivenciando um aumento nas dispensas médicas por covid-19 e influenza.

A situação está presente nas três principais companhias nacionais, Azul, Gol e Latam. A a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) “está monitorando os casos de doenças respiratórias causadas em pilotos, comissários e demais profissionais do setor aéreo”.

A agência ainda orienta aos passageiros que em caso de cancelamentos com menos de 72 horas de antecedência, a companhia aérea deve reembolsar o valor integralmente ou realizar a reacomodação, sem custo, seja em voo da companhia ou em outra empresa.

Azul

Na Azul, o mês de janeiro vem apresentando um aumento de 405% nos afastamentos por motivos médicos, de acordo com os dados do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). A companhia propôs acordo coletivo aos empregados, oferecendo gratificação em dinheiro para quem aceitar reduzir as folgas.

O presidente do SNA, Ondino Dutra, disse que a Azul, em reunião com a entidade, sinalizava cancelar centenas de voos, em especial, na segunda quinzena do mês, No entanto, a companhia afirma que “90% das operações da companhia estão funcionando normalmente”.

No principal hub da Azul, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, foram registrados, entre ontem e hoje, pelo menos 53 cancelamentos.

Gol

A companhia sinalizou que houve um aumento de casos positivos, nos últimos dias, entre os colaboradores, mas disse que nenhum voo foi cancelado ou passou por alguma mudança por causa das doenças respiratórias. 

Os colaboradores contaminados foram afastados pela Gol para se recuperar em casa com segurança.

Latam

A Latam informou que cancelou 1% de todos os voos nacionais e internacionais neste mês. De hoje até o próximo domingo (16), foram cancelados 111 voos.

Assim, a companhia solicita que, antes de ir ao aeroporto, os clientes confiram o status do voo no site da empresa

*Com informações da Agência Brasil

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?