fbpx

Você sabe o que é Civilidade Digital?

civilidade
Foto: Divulgação

Desafio da Civilização Digital promovido pela Microsoft é uma iniciativa para que o ambiente virtual seja mais seguro e amistoso para todos

Empatia, compaixão, respeito ao próximo são alguns dos princípios do Desafio da Civilidade Digital, que incentiva os usuários do mundo online a promover interações mais saudáveis, seguras e respeitosas. 

Aproveitando o Dia da Internet Mais Segura (SID), a Microsoft faz um convite aberto a todos: que tal abraçar a civilidade digital? Mas o que significa? Para entender esse conceito, basta olhar para os quatro pilares do Desafio da Civilidade Digital.

  1. Viva a regra de ouro agindo com empatia, compaixão e bondade em todas as interações e tratando com dignidade e respeito todos com quem você se conecta online. 
  2. Respeite as diferenças, considere perspectivas diferentes e, quando surgirem desavenças, aja cuidadosamente e evite insultos e ataques pessoais.
  3. Faça uma pausa antes de responder a algo de que discorda, e não publique ou envie nada que possa prejudicar outra pessoa, abalar uma reputação ou ameaçar a segurança de alguém. 
  4. Defenda a si mesmo e aos outros oferecendo apoio àqueles que estão sujeitos a abuso ou crueldade online, denunciando ameaças e preservando evidências que comprovem comportamento inadequado ou inseguro. 

Dentro desse tema, a Microsoft criou o Índice de Civilidade Digital (ICD). A pesquisa aborda questões como: quais os riscos online que você e seu círculo já enfrentaram? Qual a frequência dos riscos? Quais as consequências e quais ações foram tomadas?

O índice do Brasil foi de 72%, o mesmo do ano passado. Dentre os entrevistados, os entrevistados, 41% disseram que a civilidade online foi pior durante a pandemia, 43% alegaram algum envolvimento num incidente de bullying, enquanto 21% disseram ter sido os alvos. De acordo com a pesquisa, os entrevistados da Geração Z e Millenials foram as mais afetadas pelo bullying, com 48% e 42% respectivamente. Apenas 30% dos entrevistados brasileiros acham que a civilidade online é boa e 62% fez pelo menos uma ação do Desafio da Civilidade Digital.  

E não é preciso ir muito longe para ver esses atos de perto. Infelizmente posts ofensivos são facilmente encontrados nas mais diversas redes sociais.

“O objetivo desta pesquisa é aumentar a conscientização sobre os riscos que nós, como usuários, enfrentamos na Internet e, ao mesmo tempo, promover ferramentas que nos permitam coexistir num ambiente digital seguro. A ideia é que as pessoas possam se proteger e melhorar suas práticas online. Queremos compartilhar o que estamos aprendendo para que, como sociedade, possamos entender que ações de empatia, respeito e colaboração têm um impacto positivo e preventivo contra comportamentos de risco no mundo virtual”, comenta Elias Abdala Neto, diretor de Políticas Públicas da Microsoft.   

Nas primeiras colocações do ranking estão Países Baixos, com 51%, e Reino Unido, com 55%.

Uma curiosidade sobre o ICD, o estudo mostra que foram os adolescentes contribuíram por uma melhoria na civilidade online. Assim é possível acreditar que o futuro no mundo digital será com mais amor, gentileza e empatia.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?