Dentre os três jogadores que podem estar acima da idade olímpica está Daniel Alves, o veterano foi a maior surpresa da lista

Nesta quinta-feira (17), o técnico da seleção olímpica masculina de futebol, André Jardine, anunciou os 18 atletas convocados para a busca da segunda medalha de ouro na modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Dentre os jogadores escolhidos a maior surpresa veio por parte dos três atletas acima da idade olímpica (até 24 anos) que podem ser convocados, foram eles: Daniel Alves, de 38 anos, do São Paulo. Vale lembrar que o atleta está se recuperando de uma lesão no joelho que o tirou da disputa da Copa América. Fora ele, foram chamados o zagueiro Diego Carlos, de 28 anos, do Sevilla, e o goleiro Santos, de 31 anos, do Athletico-PR
Confira a lista completa dos convocados da Seleção Brasileira de futebol masculino para as Olimpíadas de Tóquio:
GOLEIROS
- Santos (Athletico-PR)
- Brenno (Grêmio)
LATERAIS
- Daniel Alves (São Paulo)
- Gabriel Menino (Palmeiras)
- Guilherme Arana (Atlético-MG)
ZAGUEIROS
- Gabriel Magalhães (Arsenal)
- Nino (Fluminense)
- Diego Carlos (Sevilla)
MEIAS
- Douglas Luiz (Aston Villa)
- Bruno Guimarães (Lyon)
- Gerson (Flamengo)
- Claudinho (Red Bull Bragantino)
- Matheus Henrique (Grêmio)
ATACANTES
- Matheus Cunha (Hertha Berlim)
- Malcom (Zenit)
- Antony (Ajax)
- Paulinho (Bayer Leverkusen)
- Pedro (Flamengo)
Jardine comentou sobre a convocação de Daniel Alves :
“Ele era para estar na Copa América, mas a lesão [no joelho direito] acabou o tirando [do torneio continental]. É um jogador que vai agregar demais com experiência, liderança e sabedoria aos atletas mais jovens. O universo quis assim: tirou-o da Copa América e colocou em uma Olimpíada, que ele ainda não tem. Até brinquei com ele hoje [quinta]: ‘estudei seu currículo e vi que ainda não tem uma Olimpíada, vamos completar esse currículo’. Ele deu risada e demonstrou que era um sonho que tinha”, afirmou o técnico.
Alguns clubes europeus avisaram a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que não iriam liberar seus jogadores. Entre eles estão o Real Madrid e o Paris Saint Germain, por isso nomes como Rodrygo, Vinicius Jr., Marquinhos e Neymar que estavam cotados para ir à Tóquio não aparecem nesta lista.
Assim como os dois clubes citados anteriormente, o Flamengo comunicou a CBF que não iria liberar o atacante Pedro, visto que esta competição não é uma data Fifa e o clube tem autonomia para ter esse posicionamento. Contudo, o camisa 21 do time carioca foi chamado e festejou a convocação em suas redes sociais. Diferentemente do Flamengo, que foi o único clube brasileiro que não se manifestou sobre o feito.
Quando questionados sobre o atleta, o Branco, coordenador técnico da base da CBF disse o seguinte : “A gente trabalha e sempre trabalhou nesse projeto [olímpico] visando a questão técnica. O Flamengo tem uma posição e a gente tecnicamente tem outra. O Pedro é um jogador importante no processo olímpico. Um jogador espetacular, que nos últimos dois jogos [amistosos contra Cabo Verde e Sérvia] fez três gols. Tem vontade enorme de defender o Brasil. Nossa mentalidade é de escolher os melhores e o Pedro está entre os melhores jogadores do Brasil neste momento”
Os atletas que atuam no Brasil devem se apresentar à seleção olímpica no próximo dia 8 de julho. Se os comandados de Jardine chegarem pelo menos à semifinal em Tóquio, os jogadores desfalcarão os clubes em cinco rodadas do Campeonato Brasileiro, além dos dois jogos pelas oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores (ou da Copa Sul-Americana).