Ontem (1), iniciou-se o mandato do novo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e os investidores, segundo o entendimento dos analistas da Travelex, ficarão atentos as sinalizações econômicas e políticas do novo governo. Lula dará início ao seu mandato com foco nas relações com outras delegações estrangeiras. Além disso o Fernando Haddad tomará posse do cargo de ministro da Fazenda.
Com o início do governo Lula 3, os investidores continuam com as incertezas na área fiscal e ficam atentos as sinalizações do atual presidente e ministro da Fazenda. Ontem, Lula deu início aos seus primeiros atos do seu governo assinando medidas para retirada de empresas (Petrobrás, Correios e Empresa Brasileira de Comunicação) da lista de desestatização, além disso, o atual presidente afirmou que o teto de gastos será revogado. O mercado também está na espera da edição de medida provisória que foi imposta pelo ex presidente Jair Bolsonaro, que perdeu a validade em 31 de Dezembro.
No exterior, com o mercado a espera de baixa liquidez devido aos feriados no exterior. Após divulgação do PMI Industrial da zona do Euro, investidores conseguem observar uma aceleração da economia europeia. A continuidade do aperto monetário dos Estados Unidos, faz com que os investidores continuem com receios a uma recessão global e a valorização do Dólar. Bolsas Asiáticas e na Oceania, não haverá pregão no dia de hoje devido ao feriado de ano novo.
|