Nesta semana, os especialistas da Travelex acreditam que o destaque da agenda econômica fica sobre o IPCA-15, indicador de inflação. No entanto, os mercados ainda se mantêm atentos à questão da PEC da Transição e do início da formação do governo Lula. Lá fora, as atenções se voltam para as atas das reuniões de política monetária do Federal Reserve (FED) e do Banco Central Europeu (BCE), bem como as falas de seus dirigentes.
No Brasil, é esperado que os mercados sejam prejudicados em função do agravamento dos casos de covid-19 na China, o que poderá pressionar tanto a Bolsa quanto o real para baixo, ainda em cenário de fortes preocupações fiscais para o país no ano que vem.
No exterior, os contratos futuros de petróleo operam em queda nesta manhã (21), após fechamento semanal em uma queda de aproximadamente 10%. Em Nova York, os índices futuros acionários caem, ao passo que os rendimentos dos Treasuries operam no positivo. Na Europa, o mercado acionário também fica vermelho nesta manhã, enquanto o índice DXY, que relaciona o dólar com as seis principais divisas, exibe alta, indicando ganho de força da moeda americana. Por fim, na Ásia as bolsas fecharam majoritariamente em baixa nesta segunda-feira (21).