Índice de transmissão de Covid-19 sobe no DF

DF, covid, vacina, transmissão
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

Com o índice de transmissão em alta, Secretaria de Saúde recomenda a testagem para os sintomáticos e pede que as pessoas completem o ciclo vacinal

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF) confirmou o aumento no índice de transmissão de Covid-19. A taxa, divulgada no início da semana, chegou a 1,38, o que significa avanço da doença e aceleração no número de casos. 

Atualmente, a população do DF tem à disposição mais de 200 locais para a realização do teste de Covid-19. Segundo o governo, são mais de 244 mil testes disponíveis em 174 unidades básicas de saúde (UBSs), 14 hospitais da rede pública e 13 unidades de pronto atendimento (UPAs).

“Intensificamos o pedido para que a pessoa sintomática, que esteja com sintoma gripal, procure nossas unidades básicas de saúde para fazer o teste, porque assim vamos conseguir diminuir a circulação do vírus”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

Outra preocupação é em relação às pessoas que não voltaram para completar o ciclo vacinal ou receber as doses de reforço. Na última semana, o laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) confirmou os 14 primeiros casos da nova subvariante BQ1 do coronavírus no DF.

 Mesmo driblando as vacinas disponíveis, Renata Brandão, gerente de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde, reforça a importância da vacinação.  “As vacinas protegem contra as subvariantes, mas para isso acontecer é necessário que as pessoas completem o esquema vacinal preconizado para sua faixa etária. A dose de reforço é fundamental para manter a proteção”, aconselha.

A vacinação contra a covid-19 segue em 95 locais, segundo a Secretaria de Saúde, o estoque conta com mais de 33 mil doses de vacinas contra a doença. “O DF tem realizado as solicitações de novas remessas sempre considerando o estoque atual e o número de doses que estão sendo aplicadas”, diz a gerente de Rede de Frio, Tereza Luiza. 

Nesta semana está previsto a chegada de mais doses da vacina Pfizer para crianças de 5 a 11 anos e para todas as pessoas a partir de 12 anos. A Coronavac para crianças de 3 e 4 anos também já foi solicitada, no entanto, ainda não há uma previsão de envio.

A partir desta segunda-feira (14), os pais e responsáveis podem procurar os locais de vacinação para crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades. São 25 unidades à disposição com funcionamento de 8h às 17h. Após às 16h, o público com faixa etária sem comorbidades poderá receber o imunizante, é a famosa xepa que ajuda a evitar o desperdício de vacinas.

 

*Com informações da Agência Brasília

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?