Transcapixaba Hike and Fly encerra travessia pelo sul do Espírito Santo com número recorde de atletas

Fotos: divulgação

Terceira edição da competição reuniu 23 esportistas que percorreram 150 km em linha reta por terra e ar, durante cinco dias

A terceira edição da Transcapixaba Hike and Fly – A travessia do Espírito Santo foi encerrada neste domingo no distrito de Ponte do Itabapoana, em Mimoso do Sul, com número recorde de atletas. Ao todo, 23 competidores concluíram a prova, que percorreu 150 quilômetros em linha reta por terra e ar, durante cinco dias de disputa, superação e contato com as belezas naturais das montanhas do sul do Estado.

Participaram da competição atletas do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia, além de representantes da Áustria, Suíça, África do Sul e Argentina.

Modalidade combina caminhada e voo de parapente

O Hike and Fly é uma das principais tendências do montanhismo atual e consiste em caminhar com um equipamento leve até um ponto alto e decolar com parapente. A classificação é definida pela ordem de chegada, e vence a equipe que completa o percurso mais rapidamente.

Durante a travessia, os atletas passaram por pontos obrigatórios em locais como Pedra Azul, Parque Estadual do Forno Grande (Castelo), Fazenda da Mata/Alto Planalto (Alegre), Pontões e São Pedro do Itabapoana, em Mimoso do Sul. Eles foram acompanhados por equipes de suporters, responsáveis por dar apoio técnico ao longo do trajeto.

Premiação e vencedores

Os cinco primeiros colocados receberam prêmios em dinheiro, troféus e brindes dos patrocinadores. Todos os participantes ganharam medalhas de participação e camisas da Peak&Co.

Classificação final da 3ª Transcapixaba Hike and Fly – A Travessia do Espírito Santo:

  • John Boettcher (MG)
  • Ben Hodson (África do Sul)
  • Kaynã Moreira (MG)
  • Raphael Laghi (São Bento do Sapucaí – SP)
  • Rafael Saladini (RJ)

O vencedor, John Boettcher, completou o percurso em dois dias. Ele participou das duas edições anteriores e esteve envolvido no projeto desde 2022:

“Fiquei muito feliz por ter ganhado esta edição da Transcapixaba, principalmente porque fiz parte do projeto de 2022 com a primeira expedição de travessia de Hike and Fly no estado do Espírito Santo. Participei das duas edições anteriores e agora fui o vencedor. O mais importante é fazer parte desse projeto com os organizadores porque a história é muito legal e estou muito feliz. Me preparei com treinamentos intensivos para esta terceira edição”, disse.

Realização e apoios

A Transcapixaba Hike and Fly é idealizada por Lucas Porto e Micheli Sossai Spadeto. A terceira edição contou com chancela da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) e da Federação de Aerodesporto Internacional (FAI), além de patrocínio do Sebrae-ES, Federação Capixaba de Voo Livre (FCVL) via Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport-ES), Liquidz, Ranking Frotas, Jomi Houses e Peak&Co.

Entre os apoiadores estiveram as Prefeituras Municipais de Venda Nova do Imigrante e de Alegre, Montanhas Capixabas, Fazenda Tabatinga e Haras ED.

“Além do número recorde de atletas, o que mais chamou a atenção foi o nível técnico elevado dos competidores. Os três primeiros concluíram o percurso com dois dias e os demais foram concluindo posteriormente, mas todos demonstraram estar muito bem preparados para a travessia”, afirmou Micheli Sossai. Ela também destacou que não houve nenhum incidente, o que reflete a atenção às regras de segurança.

Próxima edição em 2026

A próxima edição da prova já tem nome e data previstos. A Transcapixaba Hike and Fly – Full Edition terá 10 dias de prova, com percurso estimado de 650 quilômetros, e está programada para acontecer entre 15 e 26 de julho de 2026.

Turismo e economia local

O evento também tem impacto no turismo e na economia das cidades envolvidas. Segundo o Sebrae/ES, a competição é uma ferramenta de promoção do turismo de experiência, da sustentabilidade e do desenvolvimento econômico capixaba.

“É muito gratificante ver o Sebrae participando ativamente desse evento, que não é apenas uma prova esportiva, mas uma oportunidade de promover o turismo sustentável, estimular pequenos negócios e valorizar nossa cultura e nosso território. O impacto econômico é direto para pousadas, restaurantes, produtores rurais, empreendimentos de agroturismo e outros serviços”, afirmou Patrícia Cangussu, gerente da Regional Serrana do Sebrae/ES.

Turnpoints da 3ª Transcapixaba Hike and Fly:

Largada: Sebrae Venda Nova do Imigrante – 735m

TP1: Rampa do Filete – 1.140m

TP2: Pedra Azul – raio de 2 km – 1.822m

TP3: Forno Grande – 1.494m

TP4: Fazenda da Mata / Alto Planalto – 840m

TP5: Alegre – raio de 3 km – 250m

TP6: Pontões – raio de 2,5 km – 1.185m

TP7: São Pedro do Itabapoana – 430m

Chegada: Ponte do Itabapoana – 55m