fbpx

Taste Brasília: Festival gastronômico começa nesta sexta (27)

Taste
Imagem da edição do Taste realizada em SP em 2021. Foto: Divulgação

Confira a programação completa do Taste Brasília e bom apetite! 

O Taste Brasília Festival, maior festival gastronômico do mundo, apresentado pelo Santander, estreia nesta sexta-feira, 27, na capital do país com uma programação completa para toda a família, proporcionando experiências únicas aos apaixonados por gastronomia, por cultura e por novidades. Reúne os principais chefs, os melhores estabelecimentos de Brasília, pratos exclusivos, num espaço sofisticado, sustentável e repleto de diversão no Pontão do Lago Sul. 

Os visitantes poderão apreciar quase 50 pratos; entradas, principais, sobremesas; criações de grandes chefs, em variados estilos e propostas, temperos, tudo acompanhado pelos melhores drinks. Entre uma degustação e outra, vão aprender a preparar deliciosas receitas, ensinadas pelos chefs, e levar um pouco dessa experiência como inspiração para o seu dia a dia. Tudo regado a boa música.

São 6 dias de festival – 27 a 29 de maio e 3 a 5 de junho (dois finais de semana de sexta-feira a domingo) com atividades e atrações nos chamados espaços de conhecimento – “Papo de Cozinha e “Fire Pit by Santander”, com aulas práticas gratuitas com chefs, degustação e dicas de vinhos e bebidas na Adega Taste, programação infantil e muito mais.

Confira a programação do primeiro final de semana: dias 27, 28 e 29 de maio e os espaços onde ocorrem.

A Adega Taste é um dos espaços mais badalados do festival, onde o visitante faz um brinde especial, degustando as melhores bebidas e participa de cerca de 24 aulas práticas onde aprende desde harmonizar pratos e bebidas até montar a sua adega.
Aulas e dicas sobre como harmonizar cervejas com queijos e embutidos.

A Adega Taste também vai trazer uma paixão do brasileiro – o café. Serão realizadas sessões de masterclass aos domingos, às 15h e os participantes irão aprender a preparar um drink com café gelado.

Aulas – Adega Taste

27/05/2022 – sexta-feira
19 às 19h30 – Monte sua Adega – professora Rafaela Reis
21 às 21h30 – Roteiros Imperdíveis – professora Estela Mayra
22 às 22h30 – Malbecs – professora Rafaela Reis

28/05/2022 – Sábado
14h às 14h30 – Monte sua Adega – professora Estela Mayra
16h às 16h30 – Roteiros Imperdíveis – professora Rafela Reis
20h às 20h30 – Malbecs – Estela Mayra
18h às 18h30 – A caipirinha perfeita – Gustavo Guedes, do Southside
21h às 21h30 – Monte sua Adega – professora Rafaela Reis
22h às 22h30 – Roteiros Imperdíveis – professora Estela Mayra 

29/05/2022 – Domingo
14h às 14h30 – Roteiros Imperdíveis – Rafaela Reis
16h às 16h30 – Malbecs – professora Estela Mayra
14h às 17h30 – Monte sua Adega – professora Rafaela Reis
18h às 18h30 – Malbecs – professora Estela Mayra

Programação para as crianças

O Taste Brasília Festival promove aprendizado, inclusão social e cultural por meio da gastronomia com atividades especiais para os pequenos no espaço de conhecimento “Papo de Cozinha” e no stand da Maple Bear, onde as crianças de 4 a 12 anos poderão participar de oficinas de confeitos em cupcake e biscoitos. No Papo, no dia 5, 14h30, a professora e chef Alessandra Brant, da Arca do Sabor, vai ensinar o “Cuscuz do Cerrado” para a garotada.

Serão realizadas 36 oficinas com participação de até 360 crianças em todos os dias do festival. A inscrição será feita pelas famílias no stand Maple Bear e as oficinas são realizadas com 10 crianças em cada sessão, com duração de aproximadamente 1 hora.
Nas sextas-feiras (28/05 e 03/06) as oficinas acontecem das 18h às 21h, aos sábados (28/05 e 04/06) as sessões vão das 14h às 20h e aos domingos (29/05 e 05/06) das 13h às 19h.
As crianças receberão o avental e touca de presente e levarão a produção feita como lembrança, e quem não puder participar ganhará um quebra-cabeça personalizado. 

As oficinas serão ministradas pela curadora do projeto, Amanda Sabadell, que também ensinará sobre a importância da culinária na formação do aluno. Para reunir a família em torno da gastronomia, Amanda dará uma aula para pais e filhos no espaço de conhecimento “Papo de Cozinha”, onde aprenderão juntos a fazer panqueca. Neste espaço ocorrem mais de 10 aulas gratuitas com chefs renomados durante o Taste Brasília Festival. 

Além de experimentar e provar as delícias gastronômicas, os visitantes poderão colocar a ´mão na massa´ nas aulas práticas gratuitas com chefs e assistir a palestras nos chamados espaços de conhecimento. No Papo de Cozinha os chefs ensinarão truques e dicas de receitas, cozinhando junto com os participantes que além de aprender na prática, poderão trocar ideias e experiências sobre todo o processo de preparo do prato. No espaço Fire Pit by Santander os participantes aprenderão a fazer diversos pratos na brasa.

Aulas no Papo de Cozinha

27/05 – Sexta-feira – Abertura
19h – Raquel Amaral, do Rota do Leste – Ceviche bêbado de camarão e cajá-manga.
20h30 – Anamaria Ferrão Holm – Salpicão vegano
22h – Leninha Camargo, chef e MC do Papo de Cozinha – Carpaccio de abóbora

28/05 – Sábado
13h – Diego Badra, do Conca – Inhame como você nunca viu
14h30 – Dudu Camargo, do Dudu Bar – O churrasco, ao estilo do Dudu
16h – Carole Crema, do GNT – Frutas na brasa para uma sobremesa
18h – Ana Paula Jacques, do Cerrado no Prato / Instituto Cajuzinho: Filé suíno curado na pimenta de macaco com nhoque de mangarito defumado.
19h30 – Bela Marconi, do Santuária – Antecipando São João
21h – Priscila Deus, do Pobre Juan – Assando a carne ao inverso

29/05 – Domingo
13h – Liana Sabo, do Correio Braziliense, e Luciana Barbo, do Metrópoles – Debate: A evolução da cena gastronômica de Brasília. Mediação de Luiz Américo Camargo
14h30 – Aula da Maple Bear
16h – João Victor Neme e Leilah Neme, do Projeto Prisma, com participação de Ian Santana e Anna Paula Basílio – Massa com pesto de baru
17h30 – Ticiana Werner, do Ticiana Werner Restaurante – Risoto de cogumelos
19h – Ana Paula Jacques, do Cerrado no Prato /Instituto Cajuzinho. Participação de Madalena Soares – Baru: Do desprezo ao estrelato

Fire Pit by Santander

27/05 – Sexta-feira – Abertura
19h – Luiz Alberto Costa, do Superquadra – Arroz de costela
20h30 – Julia Almeida, do Almería – Ceviche com leite de tigre defumado
22h – Apresentando o Fire Pit

28/05 – Sábado
13h – Diego Badra, do Conca – Inhame como você nunca viu
14h30 – Dudu Camargo, do Dudu Bar – O churrasco, ao estilo do Dudu
16h – Carole Crema, do GNT – Frutas na brasa para uma sobremesa.
18h – Ana Paula Jacques, do Cerrado no Prato / Instituto Cajuzinho: Filé suíno curado na pimenta de macaco com nhoque de mangarito defumado.
19h30 – Bela Marconi, do Santuária – Antecipando São João
21h – Priscila Deus, do Pobre Juan – Assando a carne ao inverso

29/05 – Domingo
13h – Mara Alcamim, do Na Mata – Pirarucu na folha de bananeira
14h30 – Thiago Paraíso, do Ouriço – Paella feita na brasa
16h – Renata La Porta, do La Porta Buffet – Salada Niçoise à minha moda
17h30 – Luiza e Guto Jabour, do Almería, e Celso Jabour, da Sweet Cake – Bisteca fiorentina em família: preparo, acompanhamento e harmonização.
19h – Lui Veronese, da Cozinha do Cavaleiro – Risoto com o sabor da brasa

Todas essas opções deliciosas, experiências e imersão no universo da gastronomia, ganham um ritmo especial com os shows de música ao vivo que acontecem durante o festival. Jazz, pop, MPB, música instrumental, bossa nova, regional nordeste e diversos gêneros e estilos musicais complementam a diversão. Veja o horário, artistas e bandas que se apresentarão:
27/05 – Sexta-feira – Abertura
19h30 – 4-U Jazz´N´Roll
21h – Bell Lins
28/05 – Sábado
13h30 – Nath Cavalcante trio
16h – Jazz na Carta
20h30 – João Marinho quarteto
29/05 – Domingo
13h30 – Nice Moanna
15h30 – Kaio Oliveira Trio
18h – Marvyn

Gastronomia social

No primeiro fim de semana o Taste vai contar com a participação do Cerrado no Prato – Instituto Cajuzinho com a chef e professora Ana Paula Jacques que participa dos principais movimentos de gastronomia de Brasília. Simon Lau, um dinamarquês apaixonado pela capital e pelo bioma do Cerrado, é o nome por trás do já lendário restaurante Aquavit. Ambos são integrantes do coletivo Cerrado no Prato e do Instituto Cajuzinho. Juntos, vão apresentar produtos artesanais, doces e salgados, destacando os sabores cerratenses e, em especial, produtos da comunidade kalunga. 

Sustentabilidade e inclusão

Nesta edição, o Taste Brasília Festival resgata a valorização do 2º maior bioma do Brasil, que está sumindo e com isso desaparecem saberes e sabores. Promovendo a inclusão social e cultural através da gastronomia, o projeto Cerrado no Prato traz a sensibilização e insere os ingredientes do cerrado no prato dos brasileiros, valorizando o produto local. A comunidade kalunga também participa ativamente das atividades, divulgando a cultura local, produtos e experiências.

Os restaurantes terão cardápio em braile e um staff capacitado para atender ao público e suas necessidades. O Taste é para todos e disponibilizará sanitário “todes”, para que os visitantes utilizem o banheiro com o qual se identificarem. O local é amplo e possui acessibilidade

O festival gastronômico adota medidas sustentáveis, utiliza embalagens, pratos e talheres de material biodegradável, gestão de resíduos químicos, descarte de óleo e reciclagem. Será realizado treinamento com os profissionais que atuam no evento para orientação sobre descarte correto de resíduos e matérias, separação do lixo, bem como orientação aos visitantes.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: