Startup de construção civil fatura R$3 milhões em menos de um ano

Foto: Canva

SOS Obras, dark store de materiais de construção fatura R$3 milhões em menos de um ano

A principal dor tanto de quem reforma quanto de grandes construtoras é repor materiais extras em um tempo curto e a preço justo. E aí que a a construtech SOS Obra ganhou o mercado: ela é uma dark store de impermeabilizantes que vende materiais com preço de fábrica com pronta entrega em até 2 horas na obra.

Com uma estrutura física muito enxuta e com toda a venda feita de forma online oferecer os melhores preços do mercado criando um ótimo diferencial, o que a fez faturar, em menos de um ano, R$3 milhões.

Por trás deste sucesso está a Engelink (www.engelink.com.br), um dos maiores marketplaces de reformas condominiais do país, e o empreendedor Francesco D’Acri, que tem  mais de 15 anos de experiência no mercado da construção civil e atua de forma nacional como especialista em impermeabilização.

“Basicamente este mercado de impermeabilizantes é dividido entre o varejo e mercado técnico, e o nosso foco está no segundo, pois nosso cliente final é a pequena e média empresa de engenharia, portanto um negócio B2B. Com este cenário optamos por trabalhar com a fábrica líder do mercado técnico Viapol, que é o nosso carro chefe, e da Dryko Impermeabilizantes, que recentemente modernizou seu parque industrial na Grande São Paulo, além de oferecer um mix de produtos com excelente custo-benefício”, explicou D’Acri. Ele também enfatizou a escolha estratégica de se concentrar na vertical de impermeabilizantes devido à alta demanda e à margem de lucro atrativa.

Ricardo de Castro, CEO da Engelink, compartilhou que a aposta na SOS Obra mantém seu core business, que é o mercado de obras. “Ao intermediar aproximadamente R$40 milhões em orçamentos de mão de obra de reformas e manutenção predial mensalmente, era natural para nós criar um produto focado em nossos clientes, as pequenas empresas de engenharia. Testamos diversos modelos ao longo dos últimos dois anos até chegarmos à nossa atual dark store focada em impermeabilizantes”, explicou.

Você sabe o que é uma dark store?

Uma dark store (loja escura, na tradução literal) é um loja fechada para clientes, versátil, prática e alinhada com as novas necessidades do mercado, a dark store é uma tendência que vem ganhando cada vez mais força no mundo das vendas pela internet.

Diferentemente dos grandes centros de distribuição tradicionais, que costumam ficar distantes das grandes cidades, a dark store é menor e localizada em centros urbanos. Portanto, o objetivo é encurtar a distância entre produto e cliente para permitir entregas no mesmo dia ou no dia seguinte.

Aporte Milionário

A operação da SOS Obra recebeu investimentos significativos, totalizando R$1 milhão, liderados pelos fundos Acrux Capital e Nexaas, além do investidor Conrado Pontes, da G2 Capital e sócio da XP Investimentos, que também expressou seu entusiasmo. “Estamos empolgados com a oportunidade encontrada pelos empreendedores em um mercado gigantesco como o da construção civil. A SOS Obra oferece preços diferenciados e um grande valor aos clientes, além de ter um potencial de crescimento impressionante, como já pudemos observar desde o primeiro semestre”, disse Conrado Pontes.

Novos mercados

Com a primeira dark store estabelecida no Rio de Janeiro, a SOS Obra já tem planos ousados para o futuro. A próxima loja está programada para inauguração em Belo Horizonte, em outubro de 2023, e a empresa planeja abrir pelo menos mais três lojas ao longo de 2024, com a próxima na região Nordeste.

“A Engelink e a SOS Obra estão, sem dúvida, deixando sua marca no cenário de startups e construção civil, oferecendo soluções inovadoras e acessíveis para empresas de engenharia em todo o Brasil. Com o sucesso inicial da SOS Obra, o futuro parece brilhante para essa parceria que está redefinindo o setor de impermeabilização”, finaliza Ricardo de Castro.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?