Senai atenderá 10,8 mil micro, pequenas e médias indústrias em 2025 para impulsionar produtividade

Foto: José Paulo Lacerda/CN

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) anunciou que, em 2025, oferecerá suporte a 10,8 mil micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) em todo o Brasil. O objetivo é aprimorar o desempenho e a produtividade desses empreendimentos por meio de consultorias e soluções tecnológicas.

No ano passado, cerca de 8 mil MPMEs foram beneficiadas com serviços especializados, incluindo consultorias para eficiência energética, adoção de tecnologias da Indústria 4.0, internet das coisas (IoT) e manufatura enxuta. Em 2024, os atendimentos resultaram em um aumento de 27,75% na produtividade das empresas que implementaram a manufatura enxuta e uma redução de 17,95% no consumo de energia para aquelas que investiram em eficiência energética.

Transformação digital e novas oportunidades

Para 2025, a meta é realizar 10,8 mil atendimentos, sendo 7.689 voltados para consultorias e 3.120 focados em tecnologias de fábricas inteligentes. O Senai também oferece um plano completo de transformação digital, incluindo acesso a linhas de crédito exclusivas para médias empresas.

Pequenas empresas contarão com suporte especializado para implantação de soluções tecnológicas acessíveis e eficientes. Empresas que desenvolvem tecnologias podem submeter propostas aos institutos do Senai e receber até 70% dos custos de desenvolvimento e implementação de soluções 4.0 sem necessidade de reembolso. Os projetos aprovados terão até 15 meses para execução.

A mais recente chamada do programa, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), aprovou 33 projetos, que receberão um investimento de R$ 16,8 milhões, beneficiando diretamente 971 MPMEs.

Programa Brasil Mais Produtivo

O Brasil Mais Produtivo é um programa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) que busca aumentar a produtividade das empresas através de consultorias, cursos e aplicação de tecnologias inovadoras. Até 2027, serão destinados R$ 2 bilhões para consultorias especializadas, desenvolvimento de novas tecnologias e capacitação profissional de trabalhadores e gestores.

A meta é atender presencialmente 93 mil empresas. Para micro e pequenas empresas, os atendimentos serão gratuitos, enquanto para as médias haverá subsídios. Empresários interessados podem se inscrever no site do Brasil Mais Produtivo ou acessar a Plataforma Inovação para a Indústria.

Com esse investimento e suporte técnico, o Senai reafirma seu compromisso em modernizar a indústria brasileira e fortalecer a economia, garantindo competitividade e crescimento para MPMEs em todo o país.

 

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?