Pesquisa aponta que mulheres pausam carreira para cuidar, e homens, por ruptura com o mercado

Foto: Pexels

Um estudo inédito realizado pela Be Back Now, em parceria com a NOZ Inteligência, revela que homens e mulheres interrompem suas carreiras por motivos distintos, mas enfrentam um desafio comum: a dificuldade de retorno ao mercado de trabalho após esse período.

A pesquisa, realizada entre março e maio de 2025, mostra que as pausas profissionais refletem desigualdades de gênero ainda presentes no mercado e deixam um contingente de profissionais experientes “invisíveis” para as empresas. O estudo completo está disponível para download gratuito.

Entre as mulheres, a principal razão para a interrupção da carreira é a maternidade (28,8%), seguida por desemprego ou dificuldade de recolocação (19,4%), questões de saúde mental (11%) e cuidado com familiares (10,1%). Este último fator é mencionado por mulheres em proporção quase duas vezes maior do que entre os homens.

Já entre os homens, o cenário é diferente: a principal motivação é o desemprego (32,8%), seguido pela tentativa de empreender (15,6%) e por questões de saúde mental (10,7%). Para eles, a pausa está mais ligada a fatores do mercado de trabalho do que a demandas familiares.

Apesar das diferenças, homens e mulheres enfrentam dificuldades semelhantes ao tentar retornar ao mercado. A pausa ainda é vista com desconfiança por muitas empresas, o que contribui para a invisibilidade desses profissionais.

“Os dados mostram que a pausa na carreira não é um fenômeno homogêneo. Mulheres pausam mais por demandas de cuidado; homens, por rupturas no vínculo com o mercado. Mas, no retorno, ambos encontram barreiras parecidas”, explica Tetê Baggio, fundadora da Be Back Now. “Ainda falta ao mercado compreender que uma pausa não apaga competências, experiências nem potencial profissional.”

O estudo reforça a necessidade de um olhar mais atento para trajetórias não lineares e de estratégias que valorizem profissionais que passaram por pausas, evitando o desperdício de talentos qualificados.