O que é o Terroir?

Um dos conceitos mais famosos no mundo do vinho, o conceito de Terroir não existe uma tradução literal para ele. Seguindo a linha do próprio vinho que é uma bebida viva e cada garrafa tem sua particularidade, o conceito de Terroir traz exatamente isso, fatores que fazem cada vinho ser produzido de forma singular.

Todos os os fatores que influenciam de alguma maneira no processo de produção do vinho entram no conceito de Terroir. Como exemplo podemos citar o solo da região, o volume de chuva, capacidade de drenagem, composição do terreno, incidência do sol na área de cultivo, elementos naturais próximos a essa áreas, como mares, montanhas, rios.

Outro fator que deve ser levado muito em conta é a capacidade de interferência humana no processo, pois o produtor deve conhecer bem a área para utilizar a melhor espécie de uva para cada local.

A degustação horizontal ou vertical são boas oportunidades para se entender na prática o conceito de Terroir! Pois conseguimos ver como cada vinho se comporta de safra a safra ou como cada uva reage a um específico clima e outros conjuntos de fatores.

Siga o autor no insta: @igorsoareswine

Leia mais sobre vinhos  aqui! 

Terroir

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?