
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a mais nova instituição a aderir à segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Com isso, o número de órgãos participantes passou de 35 para 36 e o total de vagas ofertadas subiu de 3.352 para 3.652, um acréscimo de 300 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social. A seleção ainda está em fase de estruturação, pois em abril foi publicado o termo de referência que convoca as bancas interessadas na organização do certame.
Somente após a definição da banca organizadora do CPNU 2 serão iniciados os preparativos para o lançamento do edital, previsto para julho de 2025. Além do ingresso do INSS entre as instituições participantes, o certame terá vagas para as novas carreiras transversais do governo federal, Analista Técnico de Justiça e Defesa e Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico.
O CPNU 2 mantém a proposta de democratizar o acesso ao serviço público, com aplicação de provas em todas as regiões do país e um sistema de seleção por blocos temáticos. A nova edição também traz avanços, como a realização das provas em dois dias, sendo as provas objetivas previstas para 5 de outubro e as discursivas para 7 de dezembro, estas últimas apenas para os candidatos aprovados na primeira etapa.
O cronograma previsto do CPNU 2 inclui a publicação do edital e abertura de inscrições em julho de 2025, a prova objetiva em 5 de outubro de 2025, a prova discursiva em 7 de dezembro de 2025 e o resultado final em fevereiro de 2026.
A nova distribuição das vagas é a seguinte: 2.480 vagas imediatas e 1.172 vagas previstas para autorizações de cadastro reserva, totalizando 3.652 vagas.