O projeto conta com costureiras voluntárias e produz 1.500 máscaras por semana.
Costureiras solidarias do Distrito Federal abraçaram a proposta do Hospital Universitário de Brasília (HUB) e da Universidade de Brasília (UnB), de produzir máscaras cirúrgicas para os profissionais do HUB e estão trabalhando como voluntárias no projeto. A iniciativa começou no dia 16 de março e conta, além das costureiras, com voluntários que atuam na busca por fornecedores de matéria-prima, transporte e distribuição do material.
Ao todo, são cerca de 15 voluntários que garantem a produção de 1.500 máscaras por semana. O plano é expandir a produção e também disponibilizar aventais cirúrgicos.“Profissionais de saúde estão trabalhando e se arriscando por nós. Ajudar na produção de máscaras para garantir a proteção desses trabalhadores é o mínimo que podemos fazer”, garante a costureira Ana Bomfim. Ela é dona de uma malharia e, mesmo com a loja fechada e o caixa parado, decidiu atuar como voluntária no projeto.
“Receber a solidariedade e o apoio da sociedade civil tem sido um alento para os profissionais de saúde. Ficamos gratos e emocionados com essa ação, feita de forma tão responsável”, afirma a apoiadora técnica do projeto e gerente de Ensino e Pesquisa do HUB, Dayde Mendonça.
A professora do Departamento de Design da UnB Daniela Garrossini, uma das idealizadoras da ação, diz que a preocupação com os profissionais de saúde é muito grande. “É uma questão humanitária. Os trabalhadores da saúde est
ão na linha de frente e precisam estar protegidos para atender a população de forma adequada”, conta.
A ideia surgiu com o novo cenário mundial causado pela pandemia do coronavírus: a falta de equipamentos de proteção individual (EPI) no mercado. Instituições de saúde do mundo todo estão tendo dificuldade para adquirir esses materiais e buscam soluções alternativas. A produção das máscaras cirúrgicas segue resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Como ajudar
Para garantir a produção das máscaras cirúrgicas, o grupo precisa de mais material. Confira a lista dos produtos que podem ser doados:
- Linha branca 5.000 jardas
- TNT gramatura 40 (rolo de 50 metros)
- Fio elástico roliço (100 metros)
- Manta de SMS não tecido em polipropileno, tamanho 150×150/60gr
- Fio de alumínio revestido (amarilho) 0,8 cm (fecho elástico)
Para doar ou apoiar o projeto como voluntário ligue para: 98123-7055 (Daniela Garrossini). Para outros tipos de doações, procure a Associação de Voluntários do HUB pelo telefone: 98401-8039 (Daniele).
* Com informações dos setores de comunicação do HUB e da FCE