Para facilitar o acesso aos doadores de sangue, Hemocentro contará com uma novidade: uma unidade móvel
Nesta quarta-feira (8), a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) passará a contar com uma novidade para facilitar o acesso dos doadores de sangue: a Unidade Móvel de Coleta de Sangue.
A partir das 10h no Palácio do Buriti acontece a cerimônia de entrega da unidade móvel e na ocasião, uma equipe do Hemocentro já fará a inauguração do serviço e atenderá servidores do governo agendados para realizar a doação de sangue.
Com a unidade móvel, o Hemocentro poderá estar mais perto da população e espera-se com isso, um aumento no número das doações e consequentemente, uma regularização nos níveis de bolsas de sangue no estoque da fundação.
“Quando a gente fala que o SUS precisa oferecer acesso aos pacientes, isso também vale para o doador de sangue. A gente tem de dar acesso para que ele possa efetuar suas doações e para que aquele sangue seja usado nos pacientes que estão internados, nos que são atendidos no pronto-socorro necessitando de transfusão e naqueles que têm doenças do sangue, como talassemia e anemia falciforme”, explica o presidente do Hemocentro de Brasília, Osnei Okumoto.
A capacidade de doação diária da unidade é de 100 coletas, com equipamentos adequados, a unidade móvel consegue armazenar em temperatura adequada as bolsas coletadas no dia e poderá fazer o processamento de quatro diferentes hemocomponentes, como acontece na sede da instituição.
No próximo dia 16, a Unidade Móvel atenderá doadores de sangue no estacionamento do JK Shopping, em Taguatinga, em uma ação preventiva a um eventual aumento na demanda por sangue durante o período do Carnaval. Pelas redes sociais, o Hemocentro divulgará periodicamente os locais que receberão a unidade móvel.
Os doadores poderão realizar o agendamento para a Unidade Móvel pelo site Agenda DF. Ao fazer login na plataforma, o interessado deve selecionar a opção “Unidade Móvel” e escolher o melhor horário para a doação. A doação de sangue é um processo que leva até 90 minutos, desde o cadastro até o lanche pós-coleta.
*Com informações da Agência Brasília