
Entre os dias 30 e 31 de Maio, a Agência Espacial Americana (NASA) em conjunto com a Agência Espacial Europeia (ESA) , a e a Agência Espacial Japonesa (JAXA) realizarão uma edição totalmente online do Space Apps Hackathon. O foco é encontrar soluções para os problemas relacionados ao Covid-19.
Durante a realização do Space Apps COVID-19 Challenge, os participantes de todo o mundo formarão time virtuais. Eles terão 48 horas para, usando dados de observação da Terra, propor soluções para o enfrentamento ao coronavírus. Os times serão desafiados a estudar o próprio vírus, a pensar em como diminuir os impactos causados pela pandemia e ainda, avaliar, do ponto de vista econômico, como as nações estão lidando com a crise de saúde pública.
Agência Espaciais
Os recursos das agências espaciais podem ajudar a encontrar saídas para a crise de saúde. Desde o começo da pandemia, especialistas de casa agência, Nasa, Esa e Jaxa, estão usando dados para entender a interação das pessoas e também, buscando caminhos para combater o covid-19.
A ESA contribuirá com dados das missões Sentinel (Sentinel-1, Sentinel-2 e Sentinel-5P) no contexto do programa Copernicus Europeu, liderado pela Comissão Europeia, juntamente com dados de missões de contribuição de terceiros, com foco na avaliação o impacto nas mudanças climáticas e gases de efeito estufa, bem como os impactos no setor econômico.
A ESA também está contribuindo com especialistas em observação da Terra para a seleção dos vencedores da competição e do EuroDataCube, movido a inteligência artificial. A JAXA está disponibilizando dados de observação da Terra em suas missões de satélite, incluindo ALOS-2, GOSAT, GOSAT-2, GCOM-C, GCOM-W e GPM / DPR.
Quem pode participar?
O perfil é bastante diversificado, são esperados programadores, cientistas, designers, historiadores, construtores, artistas e outros profissionais. O mais importante é ter um comportamento empreendedor. As inscrições ainda não foram abertas, mas a expectativa é que isto ocorra na metade do mês de maio e deverão ser feitas pelo site do Space Apps, https://covid19.spaceappschallenge.org/.
No ano passado, o Space Apps Hackathon organizado pela Nasa teve mais de 29 mil participantes, em mais de 200 cidades em 71 países. Ao total, foram desenvolvidas mais de 2.000 soluções. Na última edição, o Brasil levou dois prêmios e e foi o país com o maior número de participantes.