fbpx

Gol de placa: Avaí é o primeiro clube autossustentável em energia solar no país

Clube de Santa Catarina investe na geração própria de energia e, além da economia, a ação contribui para o meio ambiente

energia
Placas fotovoltaicas instaladas na casamata do Estádio da Ressacada Foto: Divulgação / Avaí FC

As mudanças climáticas forçaram o mundo todo a repensar a matriz energética. E especialistas defendem que os combustíveis fósseis precisam dar espaço às fontes renováveis de energia. Felizmente, muitas iniciativas já apontam para o caminho da sustentabilidade e uma delas vem lá de Santa Catarina.

O Avaí Futebol Clube se tornou o primeiro time do país a se tornar autossustentável em energia solar no país. Instalado em parceria com a Prisma Energia Solar, o sistema de geração de energia fotovoltaica está em pleno funcionamento.

A intenção, em um primeiro momento, era reduzir os custos mensais com energia elétrica. Além do sistema, a atual diretoria investiu em outras ações sustentáveis, por exemplo, o uso racional da água e seu controle de qualidade, implantação do sistema de esgoto ecológico e destinação correta para o lixo.

O novo sistema de energia irá proporcionar 90% de economia na conta do clube. E em breve, o Avaí deverá recuperar o dinheiro investido e ainda colaborar com o meio ambiente. A estimativa é zerar  investimento realizado no sistema de produção com as placas fotovoltaicas em até quatro anos, estas têm vida útil de aproximadamente 25 anos.

As placas de captação de energia solar foram instaladas em espaço sobre a cobertura dos setores CDE e também sobre a casamata, no gramado da Ressacada. As demais placas investidas pelo clube estão em local de responsabilidade da empresa Prisma e funcionarão no sistema de permuta com a Celesc, a atual fornecedora do clube. Pequenas atitudes como esta geram grandes mudanças e uma consciência ambiental.

O diretor da Prisma Energia Solar, Eduardo Scharf, conta que “faz 40 dias que o sistema fotovoltaico está em atividade no Avaí. Creio que até a chegada do verão estaremos gerando 100% da energia do clube. Contribuindo de forma positiva devido à escassez de energia no país. Outros clubes do país poderão olhar para o Avaí e investir neste sistema sustentável. Optar por energia solar é pensar em nosso planeta e no futuro”.

A geração de energia limpa é um avanço para as políticas ambientais, tendo como benefício a economia. “O sistema que nós instalamos aqui no Avaí, só para o torcedor entender, equivale mais ou menos a 150 residências instaladas, que gastam mais ou menos em torno de 300 a 400 reais de energia. Então é uma representatividade muito grande, pois se todos pensarem em gerar energia limpa, contribuiremos para a melhoria do sistema”.

Segundo o presidente Francisco José Battistotti, o Avaí colocou em pratica esta consciência ecológica na geração de energia limpa. “Um orgulho para os avaianos, pois o Avaí sai na frente em relação aos demais clubes brasileiros, sendo autossustentável na geração de energia solar. Já recebemos a primeira fatura e foi muito bom”.

O presidente disse que o sistema ficará como um legado para o clube e para a cidade. “Que outros clubes possam seguir nesta mesma direção. A  geração de energia limpa reforça a consciência ecológica do Avaí. Hoje é um caminho sem volta investir em tudo que seja sustentável”, completou.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?