GDF confirma caso de gripe aviária Zoológico de Brasília

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal confirmou nesta terça-feira (3) um caso de influenza aviária de alta patogenicidade no Zoológico de Brasília. A suspeita surgiu após a morte de duas aves no local, e as amostras coletadas em 28 de maio foram analisadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, que atestou a presença do vírus.

Como medida preventiva, o zoológico foi fechado temporariamente e permanecerá interditado até 12 de junho, desde que não sejam registrados novos casos. A Secretaria de Agricultura do DF está em contato com o Ministério da Agricultura e Pecuária para monitorar a situação e reforçar a vigilância sanitária no local.

Autoridades afirmam que não há risco para o consumo de carne de frango e ovos, já que a doença não é transmitida por meio desses produtos. A população pode seguir se alimentando normalmente, pois os alimentos inspecionados são seguros. O governo reforça que as medidas adotadas visam conter a propagação do vírus entre as aves e garantir a saúde pública.

O governo ainda orienta que a manipulação de aves mortas deverá ser evitada, e todas as suspeitas que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves devem ser notificadas imediatamente à Secretaria da Agricultura através do e-mail falecomadefesa@seagri.df.gov.br ou pelo telefone (WhatsApp) 61-99154-1539.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?