
Programa oferece 82 vagas para servidores públicos e egressos da rede pública de ensino
O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou nesta segunda-feira (9) a abertura do processo seletivo do Programa de Concessão de Bolsas de Estudo, que oferece 82 vagas para graduação no Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal (UDF). As bolsas, que cobrem 100% do curso, são destinadas a servidores públicos do GDF e a estudantes que estudaram na rede pública de ensino.
As inscrições estarão abertas de 11 de dezembro a 3 de janeiro, e as aulas estão previstas para começar no dia 17 de fevereiro de 2025.
Quem pode se inscrever?
O processo seletivo possui critérios distintos para os dois grupos de candidatos:
1. Servidores públicos do GDF:
Avaliação baseada no tempo de serviço, número de dependentes legais, salário e nível de escolaridade.
2. Sociedade civil (que estudaram na rede pública):
- Ter cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas (do DF ou de outros estados), escolas militares ou institutos federais;
- Não possuir diploma de curso superior;
- Ter participado do Enem 2022 ou 2023;
- Comprovar baixa renda familiar.
Cursos disponíveis
O edital contempla os 21 cursos presenciais oferecidos pelo UDF. Entre as graduações disponíveis estão:
- Direito;
- Administração;
- Fonoaudiologia;
- Pedagogia;
- Letras (Português/Inglês);
Histórico do programa
Criado em 1968, o Programa de Concessão de Bolsas de Estudo é resultado da cessão de uso do terreno onde o UDF está localizado, sob gestão da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov), vinculada à Secretaria de Economia (Seec).
A diretora-executiva da Egov, Juliana Tolentino, destacou o impacto positivo do programa:
“Fomentamos oportunidades e transformamos vidas com este programa. Durante a gestão do governador Ibaneis Rocha, mais de 1.000 bolsistas iniciaram seus estudos de forma totalmente gratuita no UDF.”
Como acessar o edital e se inscrever
Os interessados podem acessar o edital completo e mais informações sobre o processo seletivo por meio do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) ou diretamente no site da Egov.
Contexto: democratização do ensino superior no DF
A iniciativa do GDF reflete um compromisso com a democratização do ensino superior, permitindo que tanto servidores públicos quanto egressos da rede pública de ensino tenham acesso a uma formação universitária gratuita e de qualidade. O programa não apenas amplia oportunidades, mas também transforma a realidade de famílias que, de outra forma, poderiam não ter acesso ao ensino superior.
Acesse o edital neste link e inscreva-se entre os dias 11 de dezembro e 3 de janeiro para aproveitar essa oportunidade.