fbpx

Festival de Ciranda do Recife terá transmissão online

ciranda
Foto: Ashlley Melo

Festival de Ciranda do Recife começa neste fim de semana e será transmitido pela internet, rádio e televisão. Programação inicia neste domingo (19) e segue até o dia (22), sempre a partir das 20h

Após quase quarenta anos, o Festival de Ciranda do Recife volta com força total.  A festa, tradicional no calendário cultural da capital pernambucana, que por muitos anos aconteceu no Pátio de São Pedro, no Recife, agora, se concentra em novos espaços. Nesta edição, os amantes da cultura popular, em qualquer parte do mundo, vão poder prestigiar a dança, a poesia, o ritmo e a musicalidade da Ciranda, por meio da internet, rádio e televisão. O evento começa neste domingo (19) e segue até o dia (22).  Serão quatro dias de programação, e mais de 20 cirandeiros, de diferentes regiões e gerações do estado, animando o público.

O Festival de Ciranda do Recife tem como proposta exaltar a nova geração de Mestres e Mestras, que vêm preservando esta importante tradição de cultura popular do país. Além disso, tem como proposta festejar a conquista recente de ser consagrado Patrimônio Imaterial do Brasil.  A estreia dos shows acontece neste domingo (19) e segue até o dia (22), sempre a partir das 20h, por meio do canal  da Associação das Cirandas de Pernambuco, no Youtube.

Fazem parte da programação nomes como, as mestras: Dulce Baracho e Severina Baracho (Abreu e Lima), filhas de um importante ícone da ciranda pernambucana, o Mestre Baracho, natural do Município de Nazaré da Mata. Também integram a grade artística, Cristina Andrade (Recife), Elisete Souza (Cabo de Santo Agostinho), Margareth Laurindo (Goiana).

Entre os artistas regionais, os mestres: João Limoeiro (Carpina), Zé Dias (Lagoa do Itaenga), Josivaldo Caboclo (Lagoa do Itaenga), Sérgio da Imperial (Recife), Hamilton Filho (Recife), Mestre Bi (Nazaré da Mata), Anderson Miguel (Nazaré da Mata), Ricco Serafim (Cabo de Santo Agostinho), Canarinho (Aliança), Noé (Surubim), Adiel Luna (Carpina), Edmilson João (Lagoa do Itaenga), Natal (Lagoa do Itaenga).

O Festival Ciranda do Recife também vai contar com exibições na televisão. A TV Pernambuco, emissora pública do estado, vai levar para os lares de todos os pernambucanos, todo o colorido, arte e cultura da ciranda. Na TV, o telespectador vai acompanhar os shows em dois dias. No sábado, 25 ( Dia de Natal), e também no dia 1º de janeiro de 2022, na chegada do Ano-novo, a partir das 20h.  A TVPE está disponível em sinal digital no Recife e Região Metropolitana, pelo canal 46.1, em Caruaru, pelo canal 12.1. Já em Petrolina, pelo 13.1.

A mesma programação será transmitida pela Rádio Frei Caneca FM, emissora pública do Recife. A ideia é sintonizar os ouvintes  no clima da festa, que reúne importantes nomes da Ciranda pernambucana. Para acompanhar a programação no rádio, é preciso sintonizar a frequência: (101.5 FM).  Os shows também vão ser transmitidos online, no aplicativo e site da rádio: http://www.freicanecafm.org/

Historicamente, o Festival Ciranda sempre foi realizado no Pátio de São Pedro, bairro de Santo Antônio, no Recife. Entretanto, em virtude do risco de aglomeração e contágio pelo novo coronavírus, será realizado de forma on-line. A apresentação dos artistas será realizada na Casa da Cultura da Cidade do Recife, com a participação do Som na Rural, um equipamento que vem ao longo dos anos se dedicando a divulgação da ciranda. O incentivo para esta ação é do Sistema de Incentivo à Cultura, da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife. Não há presença de público em virtude das regras sanitárias.

O projeto conta com produção musical: Buguinha Dub, Maciel Salú e Henrique Albino; produtores executivos: Joana D’Arc Ribeiro, Ricco Serafim e Josivaldo Caboclo; proponente e coordenação geral: Hamilton Filho; Gravações e edições de vídeos: Nilton Pereira; assessoria de imprensa: Salatiel Cícero e Hamilton Neto; um seleto grupo de músicos da região da mata norte e agreste, experientes com a musicalidade da cultura popular pernambucana.

Segundo levantamento, apurado nos registros da imprensa, a última vez do Festival de Ciranda, no Recife, aconteceu em 1986. À época, foi festejado a 12ª edição. Quase quatro décadas depois, não foram encontradas mais informações sobre o evento na mídia.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: