Evento online debate ESG para RH

Em 29 de abril, das 10h às 19h, a ABRH Brasil realizará a primeira edição do ESG para RH. O encontro visa debater como a ascensão do ESG demandará da área de Recursos Humanos a concepção e a execução de novas ações. Iniciativas essas que vão desde o desenvolvimento de pessoas até a implantação de políticas de diversidade e inclusão, saúde e segurança dos colaboradores, respeito aos direitos humanos, formação de novos líderes e identificação de novas competências.

Com 9 horas de duração, 5 painéis e 24 palestrantes, o evento contará com executivos do alto escalão de empresas como AES Brasil, Ambev, Bayer, Braskem, BRF, BTG Pactual, CVC, Vedacit, Vivo, entre outras.

Afinal, o que é ESG?

ESG é a sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance” (Ambiental, Social e Governança, em português), sendo utilizada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Trata-se do novo nome dado pelo mercado para o que antes se denominava sustentabilidade corporativa. Para ser excelente em ESG, uma empresa deve controlar riscos relacionados aos seus principais impactos ambientais, sociais e de governança.

ESG para RH

ESG é um tema cada vez mais central na agenda de C-Levels, CEOs e Conselhos de Administração. Com isso, o esperado é que impacte crescentemente no planejamento estratégico, na gestão cotidiana e na cultura da empresa.

“A área de Recursos Humanos não pode ficar fora da discussão e nem deve se conformar com um papel menor, secundário e instrumental, atuando apenas na implantação de procedimentos. É preciso sentar-se à mesa de discussão de estratégias, sendo responsabilidade do RH apoiar o comitê executivo na criação de uma cultura orientada por valores e propósito”, destaca Leyla Nascimento, Vice-presidente de Relações Internacionais da ABRH Brasil.

Confira a programação

Palestra de abertura
“Liderança cuidadora, inclusiva, ética e ecocêntrica”
Com Cristina Palmaka, Presidente da SAP para América Latina e Caribe.

Painel 1
“Por que gênero e equidade racial são elementos fundamentais na estratégia de talentos de uma empresa ESG?”
Com Marcelo Arantes Carvalho, Vice-presidente Global de Pessoas, Comunicação, Marketing e Desenvolvimento Sustentável da Braskem; Niva Ribeiro, Vice-presidente de Pessoas na Vivo; Theo van der Loo, Fundador & CEO da NatuScience S.A; e Paula Domingues, Diretora de Pessoas e Sustentabilidade da CVC.

Painel 2
“Por que, em tempos de ESG, as empresas precisam praticar um ‘novo cuidar’ de colaboradores – mais integral e mais atento à saúde mental?”
Com Marly Vidal, Diretora Executiva Gente e Gestão do Grupo Sabin.

Painel 3
“Como fortalecer comitês de pessoas junto aos Conselhos de Administração e como criar políticas de remuneração baseadas em critérios de ESG?”
Com Rosane Santos, Diretora de Sustentabilidade da Iguá Saneamento; e Leyla Nascimento, CEO do Grupo Capacitare e Vice-Presidente de Relações Internacionais da ABRH Brasil.

Painel 4
“Quais novas competências profissionais precisam ser desenvolvidas para atender as necessidades de ESG? Pensamento sistêmico multinível; capacidade de incluir para criar colaboração; disponibilidade para a inovação disruptiva; e pensamento de longo prazo”
Com Grazielle Parenti, Vice-presidente Global de Relações Institucionais, Reputação e Sustentabilidade e Presidente do Instituto BRF; Rafaela Dortas, Head de ESG no BTG Pactual; Ricardo Melo, Vice-presidente de Pessoas e Gestão – Zona da América do Sul da Ambev; Carlo Pereira, Diretor Executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU; e Sonia Favaretto – SDG Pioneer pelo Pacto Global da ONU.

Painel 5
“Como o RH pode fazer diferença e adicionar valor ao ESG na visão dos CEO´s?”
Com Clarissa Sadock, CEO da AES Brasil; Marc Reichardt, CEO da Bayer; Marcos Bicudo, CEO da Vedacit; Leonel Andrade; CEO da CVC Tur; e Ricardo Voltolini, CEO da Ideia Sustentável e Plataforma Liderança com Valores.

O investimento é de R$ 360,00 para associados da ABRH Brasil e R$ 540,00 para não associados. Os interessados podem realizar a inscrição no link:
https://www.abrhbrasil.org.br/esg/

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?