Estudantes de Pernambuco vencem concurso de inovação com jogo para ensinar gêneros musicais nordestinos

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Apresentada na 13ª edição do Campus Mobile, solução investiu na cultura nordestina para conquistar a categoria de entretenimento do concurso

Estudantes da Universidade Federal de Pernambuco venceram o concurso nacional de inovação e empreendedorismo Campus Mobile com um jogo que tem como foco o resgate e fortalecimento de ritmos musicais nordestinos. A solução foi criada por Ivon Jonson Cavalcanti, estudante de Design, Luiza Diniz Mendes Monteiro Luna e Maria Letícia Maranhão Nascimento, estudantes de Ciência da Computação. A proposta conquistou o primeiro lugar na categoria Entretenimento da 13ª edição do Campus Mobile, concurso nacional de impacto social, inovação e fomento ao empreendedorismo. A iniciativa conta com o patrocínio do Instituto Claro, apoio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, realização da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

O Ritmia tem a proposta de falar de ritmos típicos com proposta pedagógica, ou seja, é uma ferramenta educativa com a finalidade de divertir e ensinar sobre história e características dos gêneros musicais. O jogo aposta em um visual imersivo onde o usuário interage com a música e animações que surgem na tela, enquanto traz introdução ao gênero musical, característico da região em que o usuário escolheu para jogar e, após a interação com o ritmo, a pessoa é levada também a alguns quizzes para testar seu conhecimento sobre o tema.

“Em nosso jogo, hoje, trabalhamos apenas os gêneros musicais do Nordeste, destacando ritmos como do Maracatu, Forró e Frevo, mas queremos trabalhar em todas as regiões do Brasil”, comenta Maria Letícia Maranhão Nascimento, co-criadora do Ritmia.

A proposta inscrita pelo trio partiu da ideia de levar ao Campus Mobile um projeto que valorizasse a identidade da região em que vivem, algo que pudesse falar da cultura nordestina. “Não é apenas um projeto que gostamos. É algo que consideramos necessário para perpetuar nossa tradição. Vimos a necessidade de vivificar a cultura nordestina entre as novas gerações. Então, o Ritmia é pensado como instrumento de resgate cultural e engajamento nos ritmos nordestinos”, comenta Luiza Diniz, uma das desenvolvedoras do projeto.

Durante o concurso, a equipe teve a oportunidade de participar de palestras, mentorias de desenvolvimento e de uma semana presencial, realizada em São Paulo, onde puderam aprimorar o desenvolvimento do aplicativo e receber feedbacks de melhorias. “A experiência de vivenciar a semana imersiva foi de suma importância para o aperfeiçoamento do Ritmia. Os desafios do Campus Mobile possibilitaram que trabalhássemos em uma solução que nos levou muito além das atividades acadêmicas”, conclui Ivon Cavalcanti, também co-criador da solução.

A premiação do Campus Mobile inclui uma quantia para aperfeiçoar o projeto e uma viagem ao Vale do Silício, campo mundial de tecnologia e inovação onde os vencedores terão a oportunidade de visitar grandes empresas de tecnologia e universidades de referência para o setor. O embarque do grupo, e dos demais vencedores da 13ª edição, ocorrerá no mês de setembro.