fbpx

Casa da Cultura de Pernambuco celebra o Carnaval

O evento acontecerá nesta sexta-feira, dia 4, a partir das 14h, em Pernambuco 

A cultura popular pernambucana mais uma vez pede passagem. Nesta sexta-feira, 4, a Casa da Cultura de Pernambuco abre as portas para receber uma programação especial em reverência a uma das festas mais populares do planeta, o Carnaval. Na ocasião, turistas, comerciantes e frequentadores do local assistem a apresentação do grupo cultural Maracambuco. O evento faz parte da agenda de atividades do Projeto Casa da Cultura em Movimento, que encontra-se na quarta edição. A iniciativa conta com incentivo do Governo do Estado, por meio dos recursos do Funcultura. A mostra é gratuita e tem início às 14h.

O Maracambuco tem sua origem no maracatu de baque virado. Sua apresentação consiste na mistura de percussão, movimento, colorido e energia, alto astral e alegria. Fundado em 09 de Junho de 1993, a agremiação carnavalesca nasceu da vontade de um grupo de jovens negros, moradores da perifeira, encantados pela cultura afro-descente.

Há mais de 28 anos, o Maracambuco desfila no carnaval pernambucano, com a missão de divulgar, preservar e promover a arte e a cultura.  Além disso, o grupo tem utilizado da força, conhecimento e disciplina proporcionados pela cultura popular, para instruir, capacitar e transformar a vida de jovens pretos e em vulnerabilidade social que vivem na periferia.  Durante o ano, além das apresentações, o maracatu busca ofertar oficinas semanais de percussão e dança para os jovens da comunidade.

Há pelo menos dois anos sem o carnaval de rua, em virtude da pandemia, a coordenadora do Projeto Casa da Cultura em Movimento, Jaqueline Araújo, diz que a programação é uma maneira do público matar a saudade da folia que contagia o coração e a alma de todos. “É um momento especial para nos reencontrarmos com a beleza, poesia e cores. Só assim para nos trazer alegria que o carnaval provoca em todos nós”, disse animada.

urante a mostra, o Projeto Casa da Cultura em Movimento também vai oferecer um passeio pela Casa da Cultura de Pernambuco para o público atendido pelo Projeto Social: “Filhos do Bairro,  São Futuro do Bairro”, da cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Cerca de 20 crianças e adolescentes, além da oportunidade de aprender sobre a história e memórias do local, vão poder prestigiar o Maracambuco, e bater um papo com os integrantes.

O encontro acontece dentro das regras sanitárias do estado, com uso de máscaras e distribuição de álcool 70%. A mostra e a aula-espetáculo terão, ainda, recursos de acessibilidade, com apoio da tradutora da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Serviço

Casa da Cultura de Pernambuco sedia mostra especial em celebração ao Carnaval 

Quando: Sexta-feira, 04 de março

Onde: Casa da Cultura de Pernambuco, rua Floriano Peixoto – São José, Recife

Horário: 14h às 17h.

Classificação:Livre para todos os públicos.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: