fbpx

Embaixada da Itália exibirá o Cinema Nervi, um projeto de videoarte

A programação contém 5 trabalhos inéditos apresentados em vídeo sobre a obra de Pier Luigi Nervi e suas reinterpretações contemporâneas

O Cinema Nervi é um projeto de videoarte que busca oferecer uma colaboração contemporânea e experimental à exposição Pier Luigi Nervi, Estrutura e Beleza, dedicada à obra do grande engenheiro italiano do século XX e instalada nos espaços expositivos da Manifattura Tabacchi de Florença.

Pier Luigi Nervi foi a cabeça por trás de grandes obras ao redor do mundo. Inclusive, deixou seus traços marcantes na capital federal. O engenheiro é o autor do projeto arquitetônico da Embaixada da Itália, construção que até hoje é motivo de visitação e estudo. O vínculo com o Brasil não é apenas profissional, também inclui uma amizade histórica com a renomada arquiteta Lina Bo Bardi. O vídeo sobre a Embaixada da Itália em Brasília estará online no dia 26 de janeiro.

O projeto é realizado em parceria com o Parasite 2.0, um coletivo com sede em Milão, Londres e Bruxelas que investiga o estado do habitat humano através de um híbrido de arquitetura, design e arte, e envolve 5 diferentes estúdios de arquitetos, designers e artistas internacionais: Lucia Tahan (Berlim), Clube (San Paolo), The Pleasure Paradox (Milão, Amsterdam, Hamburgo, Rotterdam), Anabel Garcia-Kurland (Londres) e Alessio Grancini (Los Angeles) são chamados para reinterpretar algumas arquiteturas de Nervi – respectivamente, o Palazzo del Lavoro em Turim, a Embaixada da Itália em Brasília, o Estádio G. Berta (hoje Artemio Franchi) e Manifattura Tabacchi em Florença, a sede da Unesco em Paris –  através do vídeo e das linguagens digitais, ferramentas incomuns para os arquitetos da época de Nervi.

A partir de uma nova perspectiva, o Cinema Nervi tem como objetivo apresentar aos espectadores a importância e o valor cultural de Pier Luigi Nervi, o arquiteto que enxergava seu ofício com forma de arte. A partir do dia 19 janeiro ele estará disponível gratuitamente no Instagram, via IGTV, e no canal do YouTube de Manifattura Tabacchi. Confira abaixo a programação completa do projeto.

Programação Online Do Cinema Nervi:

19 de janeiro – Lucia Tahan

Palazzo del Lavoro de Turim

26 de janeiro: Clube – A bruta flor do querer

A Embaixada italiana em Brasília

2 de fevereiro: The Pleasure Paradox – Digital Rationalism

Estádio Artemio Franchi (ex Berta) de Florença

9 de fevereiro: Alessio Grancini – Indexing the city

Manifattura Tabacchi

16 de fevereiro: Anabel Garcia-Kurland

O prédio da  UNESCO em Paris  

Mais informações em:

https://www.manifatturatabacchi.com/eventi/cinema-nervi/

https://www.facebook.com/ManifatturaTabacchiFirenze

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?