Eleições 2022: Lisboa é a cidade com mais eleitores brasileiros fora no país

Lisboa
Foto: Divulgação

Lisboa é cidade com mais brasileiros aptos a votar, são mais de 45 mil eleitores

No próximo domingo (2), mais de 150 milhões de brasileiros irão comparecer às urnas para escolher representantes para os próximos quatro anos. Fora do país se encontram mais de 690 mil eleitores brasileiros, e Lisboa, em Portugal, registra o maior número de eleitores aptos a votar, sendo um total de 45,2 mil brasileiros.

Para exercer o direito político de votar, o eleitor deve cumprir uma série de obrigatoriedades, e o advogado Maurício Gonçalves, que está em Portugal há 22 anos e é especialista na em imigração e nacionalidade, dá as orientações necessárias para cumprir as normas.

Quem deve votar?

Brasileiros maiores de idade que residem no território português devem votar. O voto só é facultativo para pessoas analfabetas, menores de 18 anos e maiores de 70.

Para votar, o eleitor deve ter feito o pedido de alistamento eleitoral ou transferência de domicílio até antes do dia 4 de maio, período em que foi fechado o cadastro de eleitores.

Quais os cargos públicos que podem ser votados?

Nas eleições do Brasil, os brasileiros que moram no exterior só podem votar para presidente. Somente é obrigado a declarar voto em todas as eleições quem escolheu por manter o domicílio eleitoral em município brasileiro.

Título eleitoral

Para tirar o título eleitoral, os brasileiros residentes em Portugal devem utilizar a plataforma Título Net, no Portal do TSE na internet.

“Não é mais obrigatório ir ao escritório da representação diplomática para retirá-lo. O título de eleitor ficará depois disponível no aplicativo do e-Título, que pode ser instalado nos smartphones”, complementa o advogado.

Orientações:

Quais documentos precisa levar?

O eleitor precisa apresentar um documento original com foto ou pode optar por mostrar o título de eleitor já cadastrado no e-Título, sendo necessário conter uma fotografia.

 Qual local e horário de votação?

“As seções eleitorais ocorrem no Consulado brasileiro em Portugal, na Embaixada ou em lugares em que há serviços do governo brasileiro na sua cidade. Mas é importante estar atento, pois é necessário que tenha pelo menos, 30 eleitores brasileiros para a criação de uma sala na sua cidade. Para verificar o local com exatidão, veja no aplicativo do e-Título ou informe-se no Consulado”, recomenda Gonçalves.

O primeiro e o segundo turno de votação em Portugal acontecem nos mesmos dias da eleição no Brasil, das 8h às 17h, no horário local.

 

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?