O total de votos mostrou um crescimento de 50% no número de votantes em comparação ao pleito de 2019
Domingo (1º) foi dia de eleições para os conselheiros tutelares e o Distrito Federal registrou um recorde na participação dos eleitores. Em comparação com 2019, houve um aumento de 50% no número de votantes, o total foi de 232 mil pessoas que compareceram às urnas.
“Foi um aumento muito significativo de participação. Quero agradecer toda população do Distrito Federal. Estamos felizes por mais um trabalho realizado com responsabilidade. Agradeço também todo trabalho unido da equipe de servidores, da Justiça Eleitoral e das forças de segurança para que a eleição chegasse ao fim com muita responsabilidade. Essa apuração foi feita de forma transparente com a participação dos candidatos, da sociedade civil e da imprensa para mostrar a lisura e seriedade do processo. Obrigada e parabéns aos eleitos”, destaca a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani.
Lembrando que o voto não era obrigatório, mas o brasiliense participou do processo de votação, “nas últimas eleições (2019) tivemos pouco mais de 155 mil votos de eleitores que prestigiaram as eleições. Houve um momento de mais 50% nestas eleições com 232 mil pessoas que votaram. Agradecemos a população do DF que entendeu a importância desses conselheiros”, avalia o presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati.
O resultado oficial será publicado amanhã (03) no Diário Oficial do Distrito Federal. Os eleitos para o Conselho Tutelar terão mandado durante o período de 2024 a 2027.
Confira os resultados preliminares:
*Com informações da Agência Brasília