
A acessibilidade na educação deu um novo passo no Distrito Federal com a inauguração da segunda Escola Integral Bilíngue em Libras-Português. Localizada na 912 Sul, a nova unidade recebeu um investimento de R$ 5 milhões e tem capacidade para atender 145 alunos surdos ou com deficiência auditiva, proporcionando um ambiente de aprendizado totalmente acessível e adaptado às necessidades dessa comunidade.
O projeto faz parte de um esforço do Governo do Distrito Federal (GDF) para garantir a inclusão educacional. O financiamento da obra foi realizado com recursos do próprio governo, e a gestão educacional ficará sob a Secretaria de Educação do DF, que já abriu matrículas para os interessados.
A importância da educação bilíngue para a comunidade surda

A escola foi recebida com entusiasmo pelos alunos. Juca Polejack, de 13 anos, destacou como a unidade proporcionará um ensino mais inclusivo e acolhedor. “Eu gosto muito de estudar aqui, porque já tive contato com outras escolas e não me sentia tão bem. Aqui, todo mundo conversa em Libras, que é a nossa primeira língua”, relatou.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, enfatizou que a escola atende a uma demanda antiga da comunidade surda. “Eles haviam pedido por isso há muito tempo e agora pudemos concretizar esse sonho para as famílias de crianças surdas que precisam desse tipo de atendimento. Vamos acolher alunos em todas as etapas da educação básica, de 0 a 18 anos”, afirmou.
A diretora da unidade, Alliny Matos, explicou que o diferencial da escola está na metodologia voltada para a cultura e a comunicação visual dos alunos. “O estudante vai poder se comunicar na língua dele porque todos os nossos professores são bilíngues. As aulas são projetadas respeitando o aspecto visual do estudante surdo, garantindo aprendizado eficaz”, destacou.
Estrutura moderna e acessível
A nova unidade conta com uma área de 1.624,52 m², distribuída em 17 salas de aula equipadas para diferentes atividades, incluindo espaços para informática, artes e um cantinho de leitura. Além disso, a escola segue o modelo da primeira unidade bilíngue do DF, inaugurada em Taguatinga em 2013, ampliando o acesso ao ensino especializado na capital.
A jovem Ana Clara Castro, de 8 anos, aprovou a nova estrutura.
“Gostei muito da escola, está muito linda. Gosto de estudar, do lanche, das atividades de arte e das brincadeiras”, disse a aluna.
Compromisso com a inclusão e acessibilidade

Durante a inauguração, autoridades destacaram a relevância do projeto para a educação inclusiva. O governador Ibaneis Rocha afirmou que a escola representa um avanço na garantia de direitos para a comunidade surda.
“Essa é uma obra iluminada, porque atende exatamente aqueles que mais precisam no sentido da inclusão, preparando essas crianças e adolescentes para um mercado de trabalho cada vez mais acessível para pessoas com deficiência”, disse.
A senadora Damares Alves também celebrou a entrega da unidade e ressaltou o impacto da educação bilíngue.
“Desde 2019, trabalhamos para que esse projeto se tornasse realidade. Hoje, ver essa unidade sendo entregue à comunidade é emocionante”, afirmou.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que tem um histórico de atuação na defesa dos direitos das pessoas surdas, enfatizou a importância do ensino bilíngue.
“Aqui, nesta escola, não há barreiras de comunicação. As pessoas que desconhecem esse modelo podem pensar que ele promove exclusão, mas, na verdade, essa é a verdadeira inclusão. Os estudantes surdos aprendem as duas línguas essenciais para sua participação plena na sociedade”, declarou.
Referência para o país
A iniciativa reforça o compromisso do DF com a acessibilidade e inclusão educacional, servindo como exemplo para outras regiões do Brasil. Com a nova escola bilíngue, mais crianças e adolescentes terão a oportunidade de estudar em um ambiente que respeita suas necessidades linguísticas e culturais.
As matrículas já estão abertas e os interessados devem procurar a secretaria da unidade para mais informações. A expectativa é que a escola contribua significativamente para o desenvolvimento educacional e social dos alunos surdos do Distrito Federal, garantindo mais autonomia e oportunidades para o futuro.