DF terá transporte público gratuito aos domingos e feriados a partir de março

A medida tem como objetivo valorizar a população e também fortalecer o comércio, a economia e o turismo do Distrito Federal | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

A partir de 1º de março de 2025, o transporte público do Distrito Federal será gratuito aos domingos e feriados. A medida, anunciada pelo governador Ibaneis Rocha, contempla ônibus, metrô, BRT e o serviço ‘Zebrinha’, beneficiando diretamente a população de baixa renda e impulsionando o comércio, o turismo e a economia local.

Segundo o governador, a iniciativa foi viabilizada pela organização financeira do GDF e pelo trabalho da Secretaria de Mobilidade.

“Essa é uma medida que vem para ajudar a população mais carente, aqueles que utilizam transporte público na nossa cidade, mas também com o objetivo de melhorar o turismo, o comércio e fazer com que as pessoas tenham acesso ao lazer”, afirmou Ibaneis Rocha.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) estima que o GDF deixará de arrecadar R$ 30 milhões por ano com a gratuidade, mas que esse valor será compensado pelo aumento do consumo nos setores de lazer e comércio.

“O custo previsto de R$ 30 milhões que vamos deixar de arrecadar no transporte público, o governo vai recuperar em outras áreas. Hoje, muitas famílias evitam passeios porque precisam pagar a passagem, e esse dinheiro passará a circular na economia local”, explicou o secretário Zeno Gonçalves.

Impactos na Mobilidade e Expansão do Transporte

O deputado distrital Hermeto (MDB), líder do governo na Câmara Legislativa do DF (CLDF), celebrou a decisão e destacou a importância da gratuidade para os cidadãos de menor renda.

“O trabalhador mais humilde que, no domingo ou feriado, quer se divertir, visitar um parente ou mesmo sair para ir ao Zoológico, por exemplo, vai poder fazer isso”, afirmou o parlamentar.

Além de apoiar a iniciativa, Hermeto tem trabalhado para ampliar a mobilidade urbana na capital federal. Entre suas solicitações recentes estão a ampliação das linhas de ônibus que atendem a Vila Planalto e a W3 Sul, visando melhorar a oferta de transporte e evitar superlotação. Ele também atuou para incluir Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo nos estudos de expansão do Metrô-DF, o que pode beneficiar milhares de passageiros diariamente.

“O metrô é uma alternativa eficiente, rápida e segura. A inclusão dessas regiões no projeto de expansão é uma demanda antiga da população, e estamos trabalhando para que isso se torne realidade”, reforçou Hermeto.

Infraestrutura e Novos Investimentos

O GDF também segue investindo na melhoria da infraestrutura viária. Entre os projetos em andamento está o recapeamento e a pavimentação de diversas ruas, além da construção do viaduto do Riacho Fundo, uma obra aguardada há anos pela população local. “Essa é uma obra fundamental para a mobilidade da cidade. Estamos empenhados em garantir que os moradores do Riacho Fundo tenham um trânsito mais fluido e seguro”, destacou Hermeto.

Preparativos para a Nova Demanda

A Semob afirma que as frotas de ônibus estão preparadas para o aumento da demanda. Estudos indicam que, em cidades como São Paulo, a implementação da gratuidade resultou em um aumento de 30% na utilização do transporte nos domingos e feriados.

“Nos locais onde estudamos, esse aumento foi absorvido com ajustes na frota e nos horários. No DF, também estamos prontos para essa demanda”, destacou Zeno Gonçalves.

A gratuidade do transporte aos domingos e feriados representa um avanço significativo para a mobilidade urbana no Distrito Federal. Além de beneficiar os trabalhadores e estudantes que dependem do transporte coletivo, a medida tem potencial para impulsionar o comércio, fortalecer o turismo e melhorar a qualidade de vida dos brasilienses.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?