Da fantasia ao romance histórico, as indicações abaixo provam que a produção literária atual é diversa e se firma em todos os gêneros da ficção
Você sabia que o 1º de maio, além de ser o Dia do Trabalho, também é o Dia da Literatura Brasileira? Esta data é uma homenagem a José de Alencar, que deu os primeiros passos para a consolidação da escrita no país ainda no século XIX. Mas o legado deixado por ele pode ser encontrado de diversas formas na atualidade, inclusive na variedade de autores e gêneros literários do Brasil. Por isso, nesta data, confira 10 lançamentos para conhecer e valorizar os livros de quem forma a nova literatura nacional:
A Promessa da Rosa
Uma das escritoras brasileiras precursoras dos romances de época, Babi A. Sette lança A Promessa da Rosa, ambientado em Londres da metade do século XIX. Na época, a capital da Inglaterra estava em crescimento: indústrias apareciam, a classe trabalhadora tomava conta das ruas, os mercadores estavam por todos os lados e a nobreza permanecia com antigas tradições. É no contexto desses nobres que a autora conta a história de Kathelyn Stanwell, uma debutante que deve seguir todas as regras sociais, mas que detesta imposições e sonha em ser livre.
(Autora: Babi A. Sette | Onde encontrar: Amazon)
Maní
A ficção científica no Brasil também é forte! Neste livro, o escritor e engenheiro Alberto Dal Molin Filho pensa a tecnologia do futuro a partir de uma perspectiva positiva. O autor mostra que as inovações podem ser ferramentas utilizadas para o combate à violência e às desigualdades do mundo. No enredo, o protagonista é Bauner, filho de um grande empresário assassinado por organizações criminosas. Na busca por vingança, ele descobre o valor da ciência e também dos vínculos emocionais.
(Autor: Alberto Dal Molin Filho | Onde encontrar: Amazon)
Com que realidades essas camisolas acordam?
Amanda é uma designer renomada no mercado da moda que enfrenta diariamente o machismo no exercício da profissão. Ela precisa se provar capaz de ocupar um cargo de chefia, além de ser a única responsável por cuidar do filho doente, pois está inserida em uma relação amorosa pautada pelas desigualdades de gênero. É uma ficção que fala sobre as mulheres “multitarefas”, aquelas que são obrigadas a absorver todas as responsabilidades para sobreviver.
(Autora: Raquel Marinho | Onde encontrar: Amazon)
Afonso & Martim
Voltado para o público infantojuvenil, Afonso & Martim conta a história de dois irmãos que precisam se unir para salvar o pai, que está enlutado após a morte da esposa, mãe dos protagonistas. São os meninos que entrarão em uma aventura para ajudar o pai a enfrentar a perda. Além de abordar a importância do elo fraternal, o autor trata de assuntos como o luto, a depressão e a esperança por meio de uma narrativa fantástica.
(Autor: Pedro Santos | Onde encontrar: Amazon)
De Salto Alto
Uma leitura rápida, para se identificar. Em contos sobre o cotidiano, a autora aborda sentimentos, comportamentos e relações universais. Há, por exemplo, as diferenças no amor romântico, os preconceitos de classe e a misoginia silenciosa entre um casal. Narrados sempre em primeira pessoa, os textos se destacam também por temas como os conflitos geracionais e as batalhas internas de um jovem gay em busca de aceitação paterna.
(Autora: Renata Barrozo Baglioli | Onde encontrar: Amazon)
O Segredo de Spalla
O Segredo de Spalla é uma saga sobre uma aventura secular, que envolve organizações internacionais, entidades religiosas e figuras sobrenaturais. Inicialmente chamado Tommy, o personagem principal é um jovem piloto de motovelocidade que conhece Carol, uma importante maestrina. Os dois se apaixonam, mas o homem descobre que eles fazem parte de uma lenda. A partir desse momento, ambos se encontram em uma aventura que atravessa o tempo e o espaço.
(Autor: Marcelo Brambilla | Onde encontrar: Amazon)
Eu confiei nele
Você sabe o que é o golpe do amor? Nesta ficção, a escritora e oficial do Ministério Público de Minas Gerais, Ana Cristina Ribeiro Alves, traça a trajetória de uma vítima do estelionato sentimental na internet. No enredo, Karen acredita estar envolvida em uma relação amorosa com o ator Michael Vienna. Além de alertar sobre os principais sinais para identificar o crime, a autora também escreve uma narrativa acolhedora de superação.
(Autora: Ana Cristina Ribeiro Alves | Onde encontrar: Amazon)
Irmandade da Cruz
Se você adora resolver enigmas, este é o livro ideal. Luiz Henrique Carvalho Mourad introduz uma história repleta de mistérios que farão o leitor questionar os limites entre ficção e realidade. Um cético jornalista é convocado por uma sociedade secreta para resguardar a localização do Santo Graal. Este não é o cálice usado na Última Ceia, mas tem um significado muito maior.
(Autor: Luiz Henrique Carvalho Mourad | Onde encontrar: Amazon)
Amor Sob Medida
Em meio à trama que leva a protagonista Anna Smith em direção ao amor verdadeiro, o livro também é uma ferramenta para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica. A autora ainda disponibiliza informações importantes sobre a Lei Maria da Penha e coloca uma carta de Carolina Dantas, psicóloga e militante na luta contra crimes de gênero. Apesar desses elementos, a obra não faz referências à violência na capa e na contracapa – com objetivo de parecer apenas um romance clichê aos olhos dos agressores.
(Autora: Adriana C. A. Figueiredo | Onde encontrar: Amazon)
Voyeur – Omissão Fatal
Neste segundo volume da série Voyeur, os leitores vão conhecer mais de perto o protagonista Celso Henrique, um jovem proprietário de motel que instala um sistema de câmera para assistir aos clientes sem o consentimento deles. Esse prazer em observar a intimidade dos outros leva Carlos a perceber (e lutar contra) situações terríveis, que se escondem por trás da esfera íntima. Com isso, Luiz Estevam Gonzalez levanta reflexões sobre os limites do voyeurismo nos dias de hoje.
(Autor: Luiz Estevam Gonzalez | Onde encontrar: Amazon)