fbpx

DF antecipa intervalo da dose de reforço

reforço
Campanha de vacinação contra a covid-19 entra em nova fase. Foto: Sando Araújo, Agência Saúde DF

O intervalo entre a D2 e D3 passa a ser de quatro meses também no DF

O Ministério da Saúde recomendou a redução de intervalo para a aplicação da dose de reforço e nesta terça-feira (21), no Distrito Federal (DF), os maiores de 18 que tiverem recebido a D2 há quatro meses já podem procurar os postos de saúde para receber mais uma dose.

Com a chegada da variante Ômicron ao país, a dose de reforço aparece como uma estratégia importante para proteger as pessoas, sendo recomendada pelo Ministério da Saúde e por autoridades internacionais de saúde.

“A dose de reforço é para aumentar a capacidade do organismo de responder, principalmente, a essa nova variante que tem surgido”, ressaltou o subsecretário de Vigilância à Saúde substituto, Fabiano dos Anjos.

Ainda de acordo com a orientação do Ministério da Saúde, gestantes e puérperas devem seguir o intervalo de cinco meses. Para esse público, o imunizante recomendado é o da Pfizer.

Com relação aos imunossuprimidos graves, já existe a previsão da quarta dose, e o intervalo entre a aplicação seria de quatro meses, esse grupo pode receber imunizantes dos seguintes fabricantes: Pfizer, Janssen ou Astrazeneca. No entanto, dependendo da recomendação médica ou mesmo da decisão individual, a partir de hoje (21), as pessoas desse grupo podem optar em receber a CoronaVac como D4.

De acordo com a Secretária de Saúde, 693.478 pessoas já estão aptas a receber a dose de reforço com a redução do intervalo. Deste total, até o domingo (19), 274.060 pessoas compareceram aos locais de vacinação. Ainda de acordo com a pasta, o DF dispõe de imunizantes suficientes para a nova etapa da campanha de vacinação.

Os locais de vacinação podem ser consultados no link: https://www.saude.df.gov.br/locaisdevacinacao/

*Com informações da Agência Brasília

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?