CONHEÇA O SEU PERFIL! QUAL O SEU ESTILO ARQUITETÔNICO?

 

Cada um de nós possui um estilo próprio, o qual refletimos através da nossa escolha por roupas, acessórios e carros por exemplo.  Na arquitetura existem diversos estilos arquitetônicos e, para reformar ou decorar o seu espaço, vale a pena você conhecer o seu perfil para que o ambiente transmita a sua personalidade. Desta forma, o processo de criação do ambiente será muito mais fácil e satisfação com o resultado estará garantida.

E para ajudar você a conhecer o seu estilo arquitetônico, separamos alguns pontos que devem ser analisados.

  1. Sensações

Quais as sensações que diferentes espaços te transmitem? Podemos explicar isso de forma simples: algumas pessoas se sentem mais confortáveis em ambientes claros e amplos enquanto outras pessoas sentem que ambientes coloridos, com madeira e vegetação, trazem mais tranquilidade.

Vale lembrar também que as cores, mesmo de forma inconsciente, influenciam bastante na nossa percepção e alteram consideravelmente a sensação transmitida. Por isso, precisamos ter cuidado ao optar por uma cor ao pintar ou decorar a nossa casa. A cor branca, por exemplo, dificilmente fará com que você enjoe do espaço, mas, dependendo do seu perfil, pode fazer você sentir que “falta alguma coisa”.

Portanto, o passo numero um para a classificação do seu perfil é conhecer suas preferências e quais as sensações que cada elemento passa para você.

  1. Finalidade do ambiente

Dependendo da finalidade do ambiente que está sendo projetado, a escolha de um estilo determinado pode ser mais interessante. Por exemplo, no caso de ambientes empresariais/corporativos, o perfil arquitetônico da empresa e o perfil do cliente podem ser diferentes. Nestes casos, o ideal é que esses ambientes recebam uma maior atenção e avaliação na hora de serem projetados, para compatibilizar a necessidade do empreendimento, a personalidade da marca e a sensação que será transmitida ao público.

  1. Referências

Outra ferramenta que nós indicamos para determinar qual é o seu estilo arquitetônico    é analisar referências. Analisando fotos de diferentes propostas, você pode identificar qual ou quais te agradam mais através das cores, acabamentos e proposta sugerida para um espaço. Nós, da Tune Arquitetura, trabalhamos com os nossos clientes dentro das seguintes classificações: Refinado, Descolado, Acolhedor e Atemporal. Dentro de cada um destes perfis, ainda há variações de preferência, como por espaços com muita ou pouca informação, básicos ou coloridos, inovadores ou tradicionais, entre outras características.

  1. Perfis Arquitetônicos

Agora, vamos falar um pouco mais sobre as características de cada um dos perfis em que classificamos nossos clientes.

Refinado

O perfil Refinado é associado a uma perspectiva pela preferência de ambientes amplos e neutros, com espaços de circulação e, normalmente, possuem uma característica mais clássica,  básica e com uma tendência minimalista.

Descolado

Se o seu perfil é do tipo descolado, há grandes chances da sua preferência ser por espaços inovadores, coloridos e sensoriais. Todas essas características podem compor o ambiente de formas diferentes, como o detalhe em algum adorno, tipo de acabamento e cores a serem escolhidas.

 

Acolhedor

O perfil Acolhedor é aquele que nos faz sentir “abraçados”. Pessoas desse perfil arquitetônico normalmente querem sentir a textura de cada material. O perfil acolhedor é marcado pelo contraste das cores com detalhes em vegetação e a utilização de acabamentos amadeirados, que transmitem a sensação de charme e aconchego no espaço. Normalmente a preferência desse estilo é por espaços sensoriais, coloridos e maximalistas.

Atemporal

O perfil Atemporal tem uma certa similaridade com o refinado. As pessoas deste perfil têm preferências por espaços neutros e clássicos, porém gostam de incrementar a composição com toques modernos, como por exemplo uma pintura diferenciada, paredes com revestimentos texturizados ou o uso de mobílias com acabamentos mais modernos. Um bom exemplo de acabamento que agrada este perfil é o mármore, que nunca sai de moda.

É importante lembrar que o quanto antes você conhecer o seu perfil, entender qual estilo te agrada mais e determinar qual linha será seguida no ambiente, o projeto e todo o processo arquitetônico ou de decoração ocorre de maneira muito mais tranqüila e assertiva.

E aí, descobriu qual é o seu perfil arquitetônico? Conta pra gente nos comentários quais são as características que mais te agradam e em qual perfil você se encaixa.

 

 

 

 

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?