Com novo patrocínio, maratonista sonha em disputar as Olimpíadas de Tóquio

 

Foto: Paulo Viana – Foco Radical

Tocantinense radicado em Brasília, Antônio Wilson, o “Toin,” conseguiu apoio financeiro de corredor do Paraná para tentar vaga no Japão

No último fim de semana, Antônio Wilson, conhecido como Toin, ficou em terceiro lugar Meia Maratona de Curita, que aconteceu em Curitiba. O atleta ainda sonha com a possibilidade de disputar os jogos olímpicos deste ano no Japão. Ele ainda tem chances de conseguir o índice e carimbar o passaporte para Tóquio.

No ano passado, na Alemanha, Toin fez uma tentativa de conquistar o índice olímpico na Maratona de Hamburgo, na Alemanha, mas não conseguiu completar a prova. O tocantinense radicado em Brasília é treinado pela esposa e educadora física, mas sem patrocínio, Toin chegou em cima da hora e não tinha os equipamentos adequados para enfrentar as condições climáticas que se apresentaram no dia da prova. 

“A maior dificuldade do atleta profissional é a falta de patrocínio, pois o custo de treinamentos e viagens é muito alto. As dificuldades que eu tive em Hamburgo começaram desde a programação, pois sem muito dinheiro, eu tive que ir pelos meios mais baratos. Então não pude levar a quantidade apropriada de roupas de frio e quando cheguei em Hamburgo a temperatura mudou e ficou muito frio, cerca de 1°C com chuva e vento. Por isso, literalmente congelei durante a prova. Quando cheguei ao quilômetro 35, não sentia mais as extremidades e quando cheguei ao quilômetro 38 desmaiei e acordei na tenda médica”, relembra Wilson. 

No entanto, a história de Wilson chamou a atenção de dois empresários do Paraná. Sensibilizados pela força do atleta, eles se tornaram apoiadores de Toin nessa missão de conseguir uma vaga na equipe olímpica brasileira.

“Quando conheci, por coincidência, a história do Toin na Maratona do Rio fiquei muito impressionado. Pois, meu objetivo era entrevistar o vice-campeão da prova e acabei ouvindo um desabafo de um atleta que estava triste por conhecer seu potencial e não ter os recursos necessários para lutar pelo seu sonho. Como corredor amador, aquele relato me sensibilizou”, conta Davi Xavier, corredor, YouTuber e sócio marca de produtos esportivos Insane Runners.

O índice

Para conseguir o índice para a Maratona de Tóquio, Toin precisa correr na marca de 2h11 min 30s. Ele terá de baixar mais de seis minutos da sua atual marca, sendo um resultado possível com o treinamento adequado.

Com os novos apoiadores, Toin terá uma preparação ainda mais completa. Ele terá apoio nutricional, preparação física, além das viagens de aclimatação em altitude na Colômbia. O objetivo é conseguir o índice no dia 19 de abril em Hamburgo, na mesma prova em que Toin foi vencido pelo frio. 

#VaiToin

Quem quiser ajudar o atleta poderá adquirir a camiseta com a hashtag #vaitoin no site :https://www.insanerunners.com.br/insane-rumo-a-toquio . Os valores arrecadados serão destinados para bancar os custos dos treinamentos do maratonista. 

 

 

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?