
No dia 16 de fevereiro, o Entorno Sul do Distrito Federal será palco de uma celebração que transcende a folia tradicional. O Carnaval Sustentável Rum Black – Na Batida do Cerrado chega para reafirmar o papel das comunidades tradicionais de matriz africana e ameríndia na preservação do bioma e na construção de um futuro consciente. O evento, que acontece a partir das 16h no Parque Marajó, Rua 10 av. Belo Horizonte, na quadra de esportes, combina oficinas ambientais, plantio de mudas nativas e uma potente line-up artística de protagonismo negro.
Muito além do entretenimento, o Carnaval Rum Black consolida-se como um motor de economia criativa na região. Ao mobilizar artistas locais, produtores e empreendedores das comunidades tradicionais, o evento gera renda e valoriza o patrimônio imaterial, mostrando que a cultura é um pilar fundamental para o desenvolvimento socioeconômico sustentável.
Para Luanda Gabriela, presidente da Associação e Ponto de Cultura, Estudo e Memória Rum Black, o projeto é uma extensão dos valores cultivados nos terreiros. “Nesse carnaval resolvemos unir a tradição das matrizes africanas que é o respeito ao meio ambiente com a cultura afro de rua e contemplar a importância do bioma do cerrado para o País. Território onde nascem as águas. Para nós de terreiro sustentabilidade é fundamental. Tanto a ambiental porque a natureza é a própria energia de nossas divindades, quanto a sustentabilidade social, mostrando que o respeito é primordial e nossas tradições pregam o respeito”, afirma Luanda.
A presidente ressalta ainda o caráter identitário da festa: “A ideia é pular o carnaval com consciência ambiental, social e racial. Entendendo que Rum Black é feito por negros e indígenas que levam esse respeito e reverberam sua cultura”.
Sustentabilidade e Compromisso Social
O evento adota práticas de redução de danos ambientais, incentivando o uso de copos reutilizáveis e glitter biodegradável, além de promover a educação ambiental prática por meio do contato com a flora nativa do Cerrado. No âmbito social, o Rum Black levanta a bandeira do “Respeito é Ancestral”, combatendo o assédio e todas as formas de discriminação, garantindo que a sustentabilidade da vida e da comunidade seja a prioridade.
Além disso, o Bloco Afro fará distribuição de cestas verde para a comunidade.
O Carnaval Sustentável Rum Black- Na Batida do Cerrado é realizado pela Associação e Ponto de Cultura Rum Black com recurso do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás da Secretaria de Cultura do Estado.
Serviço:
Evento: Carnaval Sustentável Rum Black – Na Batida do Cerrado
Data: 16 de fevereiro de 2026
Horário: A partir das 16h
Local: Parque Marajó- Rua 10, Av. Belo Horizonte, em frente ao Espaço Skina 10, Valparaíso de Goiás.
Localizador: https://share.
Atividades: Oficinas de instrumentos com materiais reciclados e sustentabilidade com tecidos, plantio de mudas, apresentações culturais e line-up de potência negra.




















