Campeonato Brasil Centro da Classe Optimist abre a temporada de grandes competições da categoria no Lago Paranoá

O Lago Paranoá possui uma condição de vento bem específica, com muitas rondadas: um desafio para os atletas de fora de Brasília. Foto: Raquel Paternostro

Jovens velejadores dos quatro cantos do Brasil estão desembarcando em Brasília para participar do Campeonato Brasil Centro da Classe Optimist, que será sediado no Iate Clube de Brasília (ICB) entre os dias 21 e 24 de julho. O evento que é considerado um dos mais importantes da vela jovem a nível nacional, ganhou ainda mais força  e repercussão pelo fato do clube sediar o 51º Campeonato Brasileiro da Classe Optimist que acontecerá em janeiro de 2023.  Até o momento, aproximadamente 100 atletas já se inscreveram na competição.

“A cidade vai receber o futuro da vela brasileira. São os principais nomes que estão despontando no esporte, integrantes da chamada Vela Jovem, a qual reúne atletas de 7 a 15 anos. Com mais esse grande evento, e os outros que iremos realizar até o final do ano, reafirmamos a vocação da cidade para os esportes náuticos e para o turismo esportivo”, explica o Comodoro do ICB Flávio Pimentel.

Sobre o Optimist

O veleiro destinado a crianças de 7 a 15 anos, com no máximo 60 kg  foi concebido nos Estados Unidos em 1947 por Clark Mills. De barco improvisado para distrair as crianças na cidade de Clearwater, na Flórida a “brincadeira” evoluiu e em 1960, os designs tanto europeu quanto americano foram padronizados, até que em 1995, foi decidido um rígido design único, que é utilizado até hoje. 

O nome Optimist, que em tradução livre significa “otimista” foi escolhido pelo fato da embarcação ser utilizada na reabilitação de crianças de um instituto. A grande maioria dos velejadores começam a velejar nesta classe, por este motivo, o Optmist é considerado além da base do iatismo, o maior celeiro de velejadores.

A boa fase do Brasil

Davi Neves. Foto: Iate Clube de Santa Catarina

Em feito histórico, o brasileiro Alex Kuhl foi  o primeiro brasileiro campeão Mundial de Optimist em 2021 no Lago di Garda, na Itália.

Neste ano, a equipe do Brasil também fez bonito e terminou o  Mundial de Optimist com dois atletas no Top 10:  o catarinense Davi Neves em nono e o brasileiro/lituano Erik Scheidt em sétimo. A Competição foi realizada em Bodrum, na Turquia.

 

Mais sobre o Brasil Centro

O evento contará com a participação de, aproximadamente, 100 velejadores, divididos nos níveis estreantes e veteranos, dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Paraíba, além do Distrito Federal.

O  presidente da Federação Náutica de Brasília, entidade que organiza o calendário oficial da vela no Distrito Federal,  Ziga (Marcello Katalinic)  destacou que o campeonato é de grande importância para a vela de Brasília. O Brasil Centro de Optmist consolida Brasília no cenário nacional da vela.

“Temos uma uma raia bastante difícil e travada com muitas rondadas do vento. Para os atletas de fora de Brasília, o campeonato é uma oportunidade, porque o Campeonato Brasileiro vai ser no  Lago Paranoá,  e as nossas condições de vento são específicas e os atletas precisam desvendar os vários segredos que a raia esconde . Destacou Ziga.

Serviço

Campeonato Brasil Centro da Classe Optimist

21 e 24 de julho de 2022

Realização: Iate Clube de Brasília

Local das provas: Raia Norte do Lago Paranoá

Horário: A partir das 09h

Informações: Secretaria Náutica do Iate Clube de Brasília  (61) 33298747

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?