Confira como foi o primeiro dia do Campeonato Brasil Centro de Optimist 2022

120 barcos disputam as melhores posições no Lago Paranoá. Foto: André Silva

O Lago Paranoá viveu uma manhã de águas agitadas. Nesta quinta-feira (21/7), o Iate Clube de Brasília (ICB) abriu as portas para as emoções do Campeonato Brasil Centro da Classe Optimist, que reuniu 120 velejadores, de 8 a 15 anos, de diversos estados do país. Nas classificações provisórias, Arthur Back, do Iate Clube do Rio de Janeiro, levou a melhor entre os veteranos , enquanto Gabriella Ono Sasaki ficou com a primeira colocação na categoria estreante.

“Eu fico até emocionado quando vejo 120 crianças reunidas aqui, competindo e aprendendo desde cedo. É competir, mas também se divertir. A Optimist é a classe formadora de velejadores do Brasil e do mundo. É aqui que formamos crianças para a vida, para a vela e para o esporte”, ressalta o comodoro do ICB, Flávio Pimentel.

Diretor de esportes náuticos do ICB, Gustavo Raulino comentou sobre o cenário no primeiro dia de disputa do Brasil Centro em Brasília.  “Acredito que o nível daqui é difícil de ser encontrado em outro lugar. Poucos países têm flotilhas tão qualificadas quanto as do Brasil”, avaliou.

Para o presidente da Federação Náutica de Brasília (FNB),  Ziga (Marcello Katalinic), o primeiro dia de disputas terminou com saldo positivo. “Foi um dia maravilhoso. A condição da raia estava quase que perfeita. Foi de altíssimo nível técnico e com pessoas muito bem preparadas. Os cinco primeiros colocados não são novidades, pois são experientes. Ninguém pode reclamar que Brasília deu um vento em desacordo com a técnica. Nada disso. Foi um dia perfeito para velejar”, ressaltou.

Novas emoções em águas brasilienses são aguardadas para a sexta-feira (22/7), no segundo dia de regatas do Campeonato Brasil Centro da Classe Optimist. Os jovens velejadores entram em ação às 9h30.

 

Top 10 dos veteranos em 21/07

Dentre os veteranos, Arthur Back atual campeão brasileiro está em primeiro lugar – Foto: André Silva

1º Arthur Back – ICRJ-RJ

2º Henrique Tannous – ICSC-SC

3º Joana Kubelka – ICRJ-RJ

4º Zion Brandão – ICRJ-RJ

5º Breno José – ICB-DF

6º Uthar Matheus – ICB-DF

7º Renato Lunetta – ICB-DF

8º Felipe Strassburger – CDJ-RS

9º Theo Sartor – YCSA-SP

10º Felipe Fridrich – EVI-SP

Top 10 dos estreantes em 21/07

1º Gabriella Ono Sasaki – EVI-SP
2º João Lucena – ICRJ-RJ
3º Manuel Carvalho – ICRJ-RJ
4º Luca Boranga – YCSA-SP
5º Giulia Phileto – YCB-BA
6º Maria Beatriz Nogueira – ICB-DF
7º Manuelle Ono Sasaki – EVI-SP
8º Andre Starepravo – ICSC-SC
9º Vincent Fernandes-Vogel – YCB-BA
10º Helena Furtado – ICSC-SC

Sobre o Optimist

Destinado a crianças de 7 a 15 anos, com no máximo 60 kg, o Optimist foi criado por Clark Mills, em 1947, nos Estados Unidos. Surgiu  como “brincadeira” para distrair as crianças em barcos improvisados em Clearwater, na Flórida, mas logo se consolidou em padrão adotado por todo o mundo.

Em tradução livre, o nome significa “otimista”. Foi escolhido pelo fato da embarcação ser utilizada na reabilitação de crianças de um instituto. A maioria dos velejadores começa a velejar na classe por esse motivo. A Optimist é considerada e a base do iatismo e o maior celeiro de velejadores.

 

Serviço

Campeonato Brasil Centro da Classe Optimist
Realização: Iate Clube de Brasília
Local das provas: Raia Norte do Lago Paranoá
Informações: Secretaria Náutica do Iate Clube de Brasília  (61) 332-98747

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?