
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (10), com restrições, a fusão entre as redes Petz e Cobasi, líderes no segmento de produtos e serviços para animais de estimação no Brasil. A decisão, que marca a criação da maior companhia do setor no país e uma das maiores da América Latina, prevê a venda de 26 lojas localizadas no estado de São Paulo, sendo a maioria na capital.
Segundo os fatos relevantes divulgados pelas duas empresas, essas unidades representam cerca de 3,3% do faturamento consolidado da nova companhia, que somará 515 lojas no total — 264 da Petz e 251 da Cobasi.
Restrição e impactos no mercado
O relator do caso, conselheiro José Levi Mello do Amaral, afirmou que a exigência de desinvestimento concentra-se na região com maior risco de concentração de mercado. O pacote aprovado inclui ainda “remédios comportamentais”, como limitações a cláusulas de exclusividade, não detalhadas publicamente.
A conselheira Camila Cabral Pires Alves divergiu parcialmente, expressando preocupação com a eficácia da venda das lojas escolhidas. Para ela, ainda restariam “mercados com problemas” mesmo após a medida.
Reações e vigilância
A rival Petlove — principal opositora da fusão — alegou que a nova companhia será “30 vezes maior que o terceiro colocado do setor” e que a venda de 26 lojas é um remédio “claramente inefetivo”. A empresa, que atua majoritariamente no e-commerce, já possui lojas físicas no Sul e Sudeste.
Apesar das críticas, o Cade considerou que o pacote de desinvestimentos e compromissos é suficiente para mitigar riscos concorrenciais. O presidente da autarquia, Gustavo Augusto Freitas de Lima, destacou que haverá monitoramento contínuo sobre os impactos da operação.
“Se vai dar certo ou não é o que vamos medir e monitorar”, afirmou.
Faturamento e sinergias
Com a fusão, a nova companhia terá faturamento anual estimado em R$ 7 bilhões, respondendo por cerca de 40% do mercado pet brasileiro, que movimenta R$ 80 bilhões por ano. As sinergias da operação devem gerar economia de custos de aproximadamente R$ 330 milhões.
Pelo acordo societário, os acionistas da Cobasi ficarão com 47,4% da nova empresa. Já os da Petz terão 52,6% e ainda receberão R$ 400 milhões — sendo R$ 130 milhões em dividendos.
Estrutura das empresas
Petz: Fundada em 2002, tem 264 lojas em 23 estados e no Distrito Federal, além de 112 clínicas e 15 hospitais veterinários. Em 2024, registrou receita líquida de R$ 3,3 bilhões. Controla marcas como Seres, Adote Petz, Cão Cidadão e Zee.Dog.
Cobasi: Criada em 1985, a rede opera 251 lojas em 94 cidades, com receita de R$ 3,2 bilhões no ano passado. Também com 7 mil funcionários, mantém as marcas Mundo Pet e Pet Anjo.
Cade promete vigilância sobre efeitos da fusão
A autarquia reforçou que continuará acompanhando de perto o cumprimento dos compromissos assumidos pelas empresas, com foco em possíveis efeitos sobre preços, diversidade de produtos e entrada de novos concorrentes.
A nova gigante do setor passará a operar mais de 480 lojas em quase 20 estados, além de integrar plataformas digitais, serviços veterinários e hospitalares — consolidando a maior estrutura do varejo pet no país.




















