De 18 a 25 de setembro, a capital será a casa do Jogos Universitários. O torneio deve envolver mais de 7 mil pessoas e movimentar a economia local
Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) escolheu desembarcar em Brasília pela segunda vez, a competição acontece de 18 a 25 de setembro e tem a organização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Atletas com idade de 18 a 25, matriculados em uma Instituição de Ensino Superior de todo país, são esperados para disputar 28 modalidades. Todos os eventos são abertos ao público e a entrada é gratuita.
“A capital federal está se consolidando no cenário de eventos esportivos de grande porte. Essa edição vai quebrar todos recordes, com números muito expressivos e uma movimentação de todo o trade de turismo, nos segmentos de hotelaria, bares, restaurantes, empresas de receptivos”, detalha Paulo Souza, gerente de logística e hospitalidade da CBDU.
Para esta edição, são esperados a participação de mais de 7 mil pessoas, incluindo atletas, comissão técnica, profissionais de saúde e voluntários. Com isso, espera-se que o evento esportivo movimente a economia do Distrito Federal.
A expectativa é de que o evento gere mais de mil trabalhos temporários diretos, 6 mil contratações indiretas, 84 mil refeições oferecidas, 300 locações de transportes. Além disso, serão 24 hotéis, com mais de 40 mil diárias de hospedagem.
“É uma ótima oportunidade para fomentar a economia local como um todo. Isso porque trazemos um público diferente, que usufrui dos mais variados tipos de produtos, prestigiando os fornecedores que nem sempre estão na cadeia de consumo de executivos, o principal perfil de visitantes da cidade”, ressalta Souza.
O JUBs foi ampliado em comparação a edição de 2021 e para os organizadores, o retorno a Brasília é bem-recebido, isto porque “a cidade vem respirando o clima do esporte universitário desde ao ano passado e se preparou para entregar um evento maior e ainda melhor”, conclui o gerente de logística e hospitalidade da CBDU.
28 Modalidades
Ao todo, o torneio terá 28 modalidades, entre acadêmicas, olímpicas, paralímpicas e eletrônicas. Dessas, uma é inédita, o breaking, e outras duas voltam após um período de hiato: skate e cheerleading. O skate e o cheerleading já fizeram parte do programa esportivo do JUBs, em 2018 e 2019, respectivamente. Já o breaking faz sua estreia, tendo como referência os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Com isso, a confederação espera incentivar que novos atletas ingressem no esporte.
Locais no DF
O torneio usará 20 locais de competição espalhados por todo o Distrito Federal, além de competições de 14 modalidades no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), o coração do evento. No CICB também se encontra o restaurante do evento, as salas de coordenação, a central de logística para os ônibus que transportam as delegações, o boulevard dos atletas e o controle operacional.