Brasília Ambiental oferece jogos para lazer e educação em casa

Jogos produzidos por equipes do Brasília Ambiental | Foto: Marcus Paredes / Brasília Ambiental

Jogo de cartas da coleção Eu Amo Cerrado reforça importância do bioma e ajuda pais e crianças a passar o tempo.

Em tempos de pandemia de coronavírus, ficar em casa pode ser divertido e pedagógico. Foi apostando nisso que a equipe da Unidade de Educação Ambiental (Educ) do Brasília Ambiental disponibilizou, em versão online (PDF), o jogo de cartas da coleção Eu Amo Cerrado, dividido em duas formas de brincar: Memória e Pirá-Brasília. São dois lúdicos instrumentos de lazer e educação ambiental para adultos e crianças.

O jogo da Memória foi idealizado pela ativista ambiental Louise Amand Kaiser, que apoiou criação e seleção de imagens a partir da coleção de cartazes e folders, criada pela equipe da Educ.

“Neste momento em que temos que ficar em casa para a preservação da nossa saúde, da família e dos outros – e também em que não podemos desfrutar o meio ambiente – ela [natureza] pode vir até a nós, por intermédio destes jogos”, afirma o chefe da Educ, Marcus Paredes.

O jogo de cartas consiste em 32 pares, sendo que as imagens de seis pares são de peixes; de nove pares são de árvores; e de 17 pares são de frutos, todos do Cerrado. O conteúdo das cartas não possui toda coleção, que conta com mais de 300 espécies registradas. A equipe da Educ estima que, a partir do site, será ampliado o acervo de imagens da biodiversidade do Cerrado.

Peixe

As mesmas cartas podem ser utilizadas para jogar o Pirá-Brasília, nome que homenageia o pequeno peixe endêmico do DF, ameaçado de extinção. Esta sugestão de jogo é inspirada no Jogo do Mico, que ajuda a desenvolver o raciocínio lógico.  A diferença é que, no primeiro, quem fica com o Mico é o perdedor, e, no Pirá-Brasília, quem fica com a carta do Pirá é o vencedor.

A equipe da Educ ressalta que, além da diversão, essas formas sugeridas de utilizar as cartas promovem o conhecimento das espécies da fauna e da flora e contribuem para a criação da consciência de preservação do Cerrado. Também incentivam a memorização, principalmente das crianças, ao criar relações entre imagens, nomes populares e científicos do bioma.

Para baixar o material lúdico ambiental clique aqui.

 

* Com informações do Brasília Ambiental

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?