Bolsonaro anuncia programa Renda Cidadã

Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante coletiva de imprensa após reunião no Palácio da Alvorada. Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro anunciou hoje (28) a criação de um novo programa social. Depois de desistir do Renda Brasil, o governo federal confirma que o Renda Cidadã será o substituto do auxílio emergencial e do Bolsa Família. 

Os recursos para a viabilização do programa deverão vir do pagamento de precatórios e também, da parte do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Após se reunir com ministros e líderes de partido no Palácio da Alvorada, o presidente falou com a imprensa e disse que “estamos buscando recursos com responsabilidade fiscal e respeitando a lei do teto de gastos. Nós queremos demonstrar à sociedade e ao investidor que o Brasil é um país confiável”.

O deputado Ricardo Barros destacou que o programa deverá atender os brasileiros que estão recebendo o auxílio emergencial, mas a partir de janeiro do ano que vem não terão mais este recurso. 

O Renda Cidadã, que deverá ter valor entre R$ 200 e R$ 300, ainda será estruturado para análise do Congresso Nacional.

Reforma Tributária

A Reforma Tributária também foi um dos assuntos do encontro de hoje. Barros afirmou que ainda não há um consenso entre os líderes partidários e os deputados estão buscando um “texto possível” com o governo e a equipe econômica.

“Não houve acordo ainda sobre o texto. A reforma tributária não está enterrada, nós estamos atrás de votos, continuaremos trabalhando para buscar mais votos. Está faltando apoio sobre alguns dos itens que nós estamos propondo. Há uma proposta de reduzir imposto do CNPJ e tributar dividendos. É uma troca de base tributária, mas precisamos de apoio pra fazer isso. Não houve acordo sobre o novo imposto para desonerar a folha de pagamentos e tributar as transações digitais, disse o parlamentar.

* Com informações da Agência Câmara

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?