
A agência confirmou hoje (14) o recebimento da nota técnica do Ministério da Saúde sobre o autoteste de covid-19
O Ministério da Saúde encaminhou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) uma nota técnica para justificar a aprovação do autoteste para a identificação da Covid-19. De acordo com a pasta, a nova estratégia ajudaria a reforçar o Plano Nacional de Expansão da Testagem (PNE-Teste).
Segundo a nota técnica:
2.3 O objetivo geral do PNE-Teste é expandir a ação Testa Brasil com o diagnóstico da covid-19 por meio do teste rápido de antígeno (TR-AG) para pessoas sintomáticas e assintomáticas com foco na monitorização da situação epidemiológica e direcionar os esforços na contenção da pandemia no território nacional.
2.4. Os objetivos específicos visam identificar os casos de infecção com o vírus SARS-CoV-2 por meio dos TR-AG iniciar os cuidados, promover o isolamento, reduzir a disseminação, rastrear e testar os contatos, consoante a realização da instrumentalização da Vigilância em Saúde e da Rede de Atenção à Saúde do SUS
O autoteste, ainda de acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, é voltado para qualquer pessoa, sintomático ou assintomático, independente de estado vacinal ou idade. Ao ampliar as possibilidades de teste, a pasta busca reforçar estratégias para interromper a transmissão da covid-19.
Confirmação da Anvisa
Apesar do Ministério da Saúde ter divulgado que encaminhou a nota nesta quinta-feira, a confirmação de recebimento pela Anvisa só aconteceu no meio do dia desta sexta. A agência já direcionou o documento para a Gerência-Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde (GGTPS) para prosseguir com a análise.