Trabalhos artesanais são produtos diferenciados e contemplam varias faixas de preço.
Celebrado neste domingo, dia 09 de agosto, o Dia dos Pais, como outras datas comemorativas de 2020, também será diferente este ano. Mesmo durante a pandemia, muitos artesãos mantiveram a produção. Eles enxergaram no Dia dos Pais uma oportunidade de retomada das vendas de artesanato como presentes diferenciados e autênticos.
Com o apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) o Pátio Brasil e Alameda Shopping estão expondo a produção de dezenas de artesãos. São 40 expositores no Pátio e 19 no Alameda.
Além das lojas físicas, os produtos também estão disponíveis na loja virtual Square City, aplicativo que amplia as opções de negócios entre os artesãos e clientes. As peças mais procuradas para presentear os pais são carteiras, cintos e pulseiras de couro, entre outros acessórios, além de objetos de decoração.
Vanessa Mendonça, secretária da Setur, ressalta a qualidade dos produtos para reforçar a originalidade do presente do Dia dos Pais. “O artesanato é feito genuinamente no DF com o apoio da Setur. São peças únicas de qualidade que carregam o DNA de Brasília”, afirmou.
Square City
O aplicativo Square City, uma plataforma de vendas online para artesãos, guias, passeios turísticos e vendedores locais – foi criado a partir de parceria entre Secretaria de Turismo (Setur-DF) e a Federação das Associações de Artesãos do DF e Entorno (Faarte/DF).
A plataforma não cobra nenhum tipo de taxa sobre produtos vendidos, um incentivo para pequenos empreendedores. A ferramenta cria lojas virtuais que podem ser achadas via QR Code (um tipo de código de barras), que podem ser impressos em cartões ou anúncios. Após a aprovação do cadastro dos interessados em vender online podem criar os próprios espaços virtuais e divulgar os produtos.
O aplicativo do Square City pode ser acessado pelo link: www.squarecity.app
*Com informações da Setur-DF